Instituído mundialmente no terceiro domingo de novembro, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito busca homenagear as vítimas de sinistros no trânsito e demonstrar que, para além das estatísticas, sempre há uma vida. Em alusão a este importante dia, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), por meio da Coordenadoria de Educação Para o Trânsito, participou, no domingo (20), da XII edição da caminhada em alusão à data, na Avenida Litorânea, em São Luís.
A ação levou familiares de vítimas de acidentes de trânsito e outros cidadãos a caminharem com o objetivo de prestar apoio a quem já sofreu um acidente ou até mesmo perdeu uma pessoa importante no trânsito, além de chamar atenção da sociedade para o grande número de vítimas de acidentes no trânsito registrado anualmente.
Na ocasião, foram promovidos ato ecumênico, exibição de cruzes representando todos os mortos no trânsito do Maranhão, soltura de balões vermelhos, além de ação dos servidores do Detran-MA, que entregaram cerca de 500 materiais informativos sobre a relevância de promover um transporte seguro e dos cuidados que o motociclista deve ter no trânsito diariamente.
De acordo com o coordenador de Educação Para o Trânsito, Marcos Paulo Pereira, foi realizado o ato alusivo ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito com a finalidade de chamar a atenção da sociedade acerca da importância de comportamentos seguros nos deslocamentos em prol da preservação da vida. “Todos podemos nos acidentar no trânsito, seja diretamente ou responsivo, portanto, devemos assumir a responsabilidade de perceber os riscos e proteger todas as vidas no trânsito, pois juntos salvamos vidas”, observou.
O evento foi realizado por meio de parceria entre o Detran-MA, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão, Polícia Militar do Estado do Maranhão, SOS Vida Pela Paz no Trânsito e instituições particulares.