IPTU PMSL

SEMOSP

Edivaldo Holanda destaca atuação da Prefeitura de São Luís em cumprimento da Política de Resíduos Sólidos

Edivaldo Holanda destaca atuação da Prefeitura de São Luís em cumprimento da Política de Resíduos Sólidos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos voltou a ser debatida na Assembleia Legislativa do Maranhão. O tema foi abordado nesta quarta-feira (25) pelo deputado estadual Edivaldo Holanda (PTC) na tribuna da Casa, mas desta vez não pelo cumprimento da lei – que vem sendo atendida em sua totalidade pela Prefeitura de São Luís – mas pelo problema enfrentado com o descarte irregular de lixo na capital maranhense, que faz com que a cidade sofra consequências que vão desde a proliferação de doenças até problemas como pontos de alagamentos.

O deputado lembrou que um dos destaques no cumprimento da determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos teve início com o fechamento do Aterro da Ribeira, em 2015. No entanto, mesmo com o grande empenho da Prefeitura de São Luís, Edivaldo Holanda disse não ser o suficiente para a capital maranhense deixar de ter problemas relacionados com o lixo. O motivo é descarte de lixo em locais inadequados.

“O prefeito Edivaldo tem cumprido sua parte, mas é preciso contar também com a colaboração da população”, disse o deputado. Para exemplificar o problema, o parlamentar mostrou dados do Comitê de Limpeza Urbana, órgão da Prefeitura de São Luís, mostrando que somente este ano já foram recolhidas mais de 30 mil toneladas de resíduos descartados de forma errada. Isto mesmo com a coleta regular do lixo e ainda a existência de 10 Ecopontos que recebem materiais reciclados.

O discurso do deputado Edivaldo Holanda foi um alerta para toda a população sobre o importante papel de cada setor da sociedade para manter a cidade limpa. Além da questão estética de um local turístico como São Luís, tem ainda os problemas de alagamento que podem ser evitados com um simples gesto correto de não descartar resíduos sólidos em qualquer área, entupindo bueiros e galerias.

Por fim, Edivaldo Holanda lembrou que todo este trabalho para deixar São Luís mais limpa é fruto de um esforço da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que tem ações que vão desde a limpeza propriamente dita até as campanhas de conscientização da sociedade para a importância do descarte consciente.

“Quero fazer um apelo aos cidadãos para que colaborem com a saúde, não permitindo que lixo seja jogado de forma irregular em calçadas, avenidas e praças”, finalizou o deputado Edivaldo Holanda.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.