Eliziane solicita intervenção da PF em área protegida da baixada maranhense

Eliziane solicita intervenção da PF em área protegida da baixada maranhense

Nesta segunda-feira (10), a líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), pediu providências ao diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, para a retirada de invasores da área protegida dos campos alagados da baixada maranhense.
A terra dos quilombolas é protegida pela Convenção de Râmsar, que é um tratado sobre as zonas úmidas de importância internacional especialmente enquanto habitat de aves aquáticas.
Reportagem da emissora CNN neste domingo (9) denunciou o uso das terras do quilombo Cedro por fazendeiros e grileiros criadores de búfalos.
Segundo a reportagem,  cada búfalo pode pesar até uma tonelada e eles andam sempre em grupo, o que contribui para a destruição do ecossistema local e impacta diretamente na renda e na sobrevivência dos quilombolas.
Os campos alagados são protegidos pelo tratado que prevê o uso sustentável dessas regiões.  Isso porque fazem parte de um dos poucos biomas úmidos do Brasil.
Mesmo protegida internacionalmente,  a baixada maranhense vem sofrendo constantemente com os conflitos de terra do Povoado Cedro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *