SÃO LUÍS – A rede social Twitter, que passou a se chamar ‘X’, alertou usuários e internautas para uma fake news disseminada pelo ministro da Justiça e ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB).
Trata-se do caso em que repercutiu nesta segunda-feira (7) a respeito de uma entrevista do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, em que ele defende uma articulação dos estados das regiões Sul e Sudeste, a exemplo do que já ocorre no Nordeste, com a união de estados pelo Consórcio Nordeste.
Dino utilizou o seu perfil no twitter para afirmar que Zema fomentou uma suposta “divisão regional”. Ele também citou a Constituição e adjetivou o adversário político: “traidor da Pátria”.
“É absurdo que a extrema-direita esteja fomentando divisões regionais. Precisamos do Brasil unido e forte. Está na Constituição, no art 19, que é proibido “criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si”. Traidor da Constituição é traidor da Pátria, disse Ulysses Guimarães”, escreveu Flávio Dino.
Leia também: Brandão assina nota do Consórcio Nordeste contra Zema
O twitter publicou uma nota no post de Dino e alertou para a fake news disseminada pelo ministro.
“É FALSO que a ideia do bloco seria prejudicar/antagonizar contra Norte e Nordeste, a intenção é representar interesses do Sul e Sudeste. Já existem outras alianças regionais, como o Consórcio Nordeste, que também não tem como objetivo antagonizar contra outras regiões”.
A rede social também publicou duas reportagens de veículos diferentes, que rechaçam a possibilidade de Zema ter sugerido a divisão do país.
“Leite: “Bloco Sul-Sudeste não tem a ver com região contra região””, destaca o título de uma das reportagens, com entrevista ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
Na matéria, Leite pontua: “Nunca achamos que os estados do Norte e Nordeste haviam se unido contra os demais estados. Ao contrário: a união deles em torno de pautas de seus interesses serviu de inspiração para que, finalmente, possamos fazer o mesmo, nos unirmos em torno do que é pauta comum e importante aos estados do Sul e Sudeste”, explicou.
Retórica
Apesar de ter sido alertado pela rede social por ter disseminado uma informação falsa, Flávio Dino não excluiu a publicação. Pelo contrário, compartilhou a mesma declaração posteriormente, explorada por um blogueiro que atua em Brasília.
O posicionamento do ministro em relação a Romeu Zema, segundo aliados do governador de Minas Gerais, tem a ver com o desempenho do chefe do Executivo mineiro, que é enxergado como um potencial adversário do presidente Lula (PT) no pleito de 2026.