Iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, a Feirinha reúne em um só lugar agricultura familiar, culinária, cultura e outras iniciativas; neste domingo (22), foram realizadas ações de saúde
Frequentadores da Feirinha podem adquirir produtos agroecológicos de pequenos produtores ruraisA Feirinha São Luís, programa da Prefeitura executado na gestão do prefeito Edivaldo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), ocorre todos os domingos na Praça Benedito Leite, de 7h as 15h, tendo como objetivo principal incentivar a venda de produtos agroecológicos oriundos da agricultura familiar, além de apresentar ao público a cultura e gastronomia ludovicense. No local é possível encontrar frutas, hortaliças e produtos oriundos dos pequenos produtores.
Em menos de um ano de realização, a Feirinha movimentou, em média, 15 toneladas de produtos e subprodutos agrícolas, tornando-se uma importante janela para o escoamento da agricultura familiar da capital. São Luís tem 11 polos agrícolas, fortalecendo a geração de renda do produtor, com o estímulo à venda do que é plantado e cultivado na região.
O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues, ressalta o apoio do prefeito Edivaldo à Feirinha São Luís. “Temos uma diversidade grande de setores na Feirinha, como agricultura, gastronomia, artesanato, cultura e literatura. Essa mistura de coisas boas feitas em nossa cidade é a receita que deu certo. O projeto já é sucesso e foi abraçado pela cidade, continuando a todo vapor, trazendo sempre novidades ao público”, destaca o titular da Semapa.
AÇÕES DE SAÚDE
Neste domingo (22), foi realizada a 46ª edição, com ações de prevenção à hipertensão arterial e de combate ao Aedes aegypti, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Quem foi ao evento, recebeu informações sobre os riscos de doenças como a hipertensão e também as causadas pelo mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Durante ação de saúde, as crianças puderam aprender, de forma lúdica e com a presença de uma pessoa fantasiada de mosquito, sobre a importância do combate ao Aedes aegypti.
Na ocasião, equipes da Semus falaram sobre as formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce da hipertensão, tão comum entre os brasileiros. Foram realizadas aferições de pressão arterial, avaliação e orientação alimentar, ação educativa abordando os cuidados com a saúde e prevenção da doença e atividades corporais. O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, acompanhou a ação.
A Feirinha São Luís é ponto de encontro, compras, lazer e diversão de famílias, amigos e turistas que visitam a capital maranhense. Motivos para visitar o espaço é o que não faltam: abastecer a geladeira de produtos agroecológicos cultivados na região metropolitana, encontrar artigos decorativos artesanais, boas leituras com obras de autores locais ou tomar café da manhã e almoçar. Tudo isso com diversas atrações culturais.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
O público que passou pela Feirinha São Luís dançou e cantou ao som de diversas bandas e artistas locais. Nesse domingo, a animação ficou por conta de Simone Mouzzy e Banda, Salomão de Pádua (forró pé de serra), o cantor Roberto Ricci, Grupo Marcados (gospel) e grupo de capoeira Siri.
A Feirinha São Luís iniciou em junho de 2017 e conquistou o público ao longo das edições. A comercialização no entorno de toda a Praça Benedito Leite conta com uma média de 90 pontos de empreendimentos, movimentando o turismo na capital e a renda na região.
Nádia Costa, designer de Imperatriz veio na Feirinha com o namorado e amigos pela primeira vez e gostou do que viu. “Um espaço como esse em uma capital turística é muito importante, reúne tanta coisa legal, como o artesanato diversificado, comidas e bebidas boas pra gente poder aproveitar as bandas locais que dão um show, eu adorei, e vou indicar pros amigos pra quando vierem aqui não perderem a feirinha”, disse.
Segundo estimativa da Polícia Militar, a média de público para cada edição é de cerca de 4.500 pessoas. A Feirinha São Luís fomenta economia criativa aos produtores e micro empreendedores, que oferecem seus produtos por preços justos. Ao longo das primeiras 40 edições já movimentou mais de nove milhões de reais.