ALEMA

CAMARA SLZ

Imperatriz é referência em preservação ambiental no Maranhão…

No fim de semana o município de Imperatriz ganhou destaque na imprensa estadual como a principal referência em preservação ambiental do Maranhão. Essa consolidação ocorre graças aos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), que são reconhecidos por meio de premiações de órgãos e instituições conceituadas do estado.

“Desde o início da gestão do prefeito Assis Ramos, a Semmarh tem conquistado resultados positivos em prol do meio ambiente e da qualidade de vida da população. Conseguimos avançar em todas as áreas de responsabilidade da secretaria e vamos avançar ainda mais em 2024. Agradecemos a todos os parceiros nas ações e nos projetos desenvolvidos pela pasta. Com a união e o empenho de todos, Imperatriz hoje é referência na gestão do ambiental no Maranhão”, disse a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Em 2019, o município alcançou 96 pontos em gestão ambiental, ficando em 1º lugar entre as 217 cidades maranhenses, conquistando o 1º Prêmio de Gestão Ambiental do Maranhão, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) suspenso em seguida por conta da pandemia, mas com previsão de retorno com os indicados para o prêmio 2022. Ainda em 2019 Imperatriz obteve ótima avaliação do Tribunal de Contas Estadual (TCE) em desenvolvimento sustentável e no ano passado recebeu da Associação Maranhense dos Engenheiros Ambientais (AMEA) o Prêmio Guará 2023.

Imperatriz tem sido destaque nesse cenário pelo Plano Municipal de Coleta Seletiva, Plano Municipal de Gestão de Resíduos, Educação Ambiental, Paisagismo, Plano de Saneamento Básico, instrumento elaborado pela Semmarh em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), e pelas ações desenvolvidas para implantação do Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos de Imperatriz, o primeiro Aterro Sanitário público do estado do Maranhão.

Além das ações acima citadas, o município também passou a contar com a coleta seletiva exclusiva de vidro, com mais de 90 toneladas (90. 410) de vidro encaminhadas para a reciclagem, instalação de 20 pontos padronizados para descarte de pilhas e baterias de uso domestico, onde se coletou quase 300 quilos, e a coleta de óleo de cozinha usado que teve início em 2023 e já foram coletados em torno de 620 litros.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh) é o órgão responsável por desenvolver, supervisionar e controlar a política de gestão ambiental do município, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, mediante a preservação dos recursos naturais, dentre outras funções relacionadas às questões ambientais.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x