ALEMA

Inaugurada nova Ponte JK, que interliga o Maranhão e o Tocantins…

Inaugurada nova Ponte JK, que interliga o Maranhão e o Tocantins…

Estrutura, na BR-226, restabelece uma das principais conexões entre as regiões Norte e Nordeste e evidencia o comprometimento do DNIT com a entrega da travessia dentro do prazo estabelecido

“É um sentimento de satisfação. Tanto eu, como toda a sociedade de Estreito, vou me sentir novamente com a vontade de continuar a crescer aqui. Com certeza, a cidade dará um salto na economia e na qualidade de vida”, é o que diz o morador José Raimundo Sousa Garcia, que vive no município maranhense há quase 50 anos, sobre a nova ponte que liga Estreito (MA) a Aguiarnópolis (TO), na BR-226/TO/MA.

A estrutura sobre o Rio Tocantins foi entregue à população nesta segunda-feira (22), em cerimônia com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Fabrício Galvão, e de diversas autoridades dos dois estados.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a atuação e o empenho do DNIT com o compromisso da entrega dentro do prazo. Ele ainda lembrou a importância que a ponte tem não apenas para o transporte de cargas, mas para reduzir o tempo de estrada de toda a população que precisa se deslocar pelo Brasil. “Hoje é um dia de recomeço. O dia em que as pessoas podem passar por essa estrutura e seguir viagem a todos os estados brasileiros e a alguns países da América Latina. Fizemos o compromisso, e entregamos”, afirmou.

A ponte recebeu R$ 171,97 milhões em investimentos do Governo Federal e conta com 630 metros de extensão por 19 metros de largura, 154 metros de vão livre, duas faixas de rolamento com 3,6 metros cada, dois acostamentos de três metros de largura, barreiras de proteção do tipo New Jersey, dois passeios para pedestres e guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro. Ela substitui a antiga estrutura, que colapsou em dezembro do ano passado.

Ao longo de 2025, equipes do DNIT trabalharam com comprometimento e seriedade para devolver à população do Maranhão e do Tocantins uma das principais ligações entre as regiões Norte e Nordeste do país.  Mais de 500 profissionais trabalharam dia e noite, em dois turnos, para cumprirem o compromisso de entregar a obra ainda este ano.

O diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, destaca o comprometimento da autarquia para devolver um corredor de infraestrutura muito relevante para o país. “Estamos aqui, hoje, para saldar essa dívida e devolver essa estrutura à sociedade, reconectando os estados do Maranhão e do Tocantins”, declarou.

Para o diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, Fábio Nunes, a conclusão da obra coroa um ano de muito trabalho e de entregas importantes realizadas pela autarquia. “É fruto de um trabalho árduo, em sinergia com diversas diretorias da casa, para dar à população a resposta que ela merece. É um momento gratificante para todos nós”, diz.

O professor Richard Ramos Pereira, morador de Aguiarnópolis, destaca a gratidão que tem pela rapidez com que foi reerguida a ponte, superando suas expectativas. “Nós queremos agradecer à empresa responsável, ao DNIT, aos colaboradores, engenheiros, operários, enfim, a todos que executaram suas habilidades profissionais com excelência e ajudaram a fazer a construção dessa grande obra em tempo hábil. É um sentimento de realização e de poder voltar à normalidade”, reconhece.

Já Talita da Silva Costa, moradora de Estreito, lembra que o processo de construção da ponte significou esperança para quem mora na região. “Pra gente, não é só estrutura e concreto, pois ela conecta famílias e histórias”, destaca.

Balanço sucessivo

A nova ponte foi construída com o método de balanço sucessivo, uma técnica de construção utilizada para construir pontes e viadutos de grandes vãos, especialmente quando não é possível usar escoramentos convencionais apoiados no solo. Ele consiste na execução da estrutura em segmentos (aduelas) que são concretados ou pré-moldados e avançam em balanço, um após o outro, a partir de um ou mais pilares centrais.

Ao todo, foram executadas 26 fundações e pilares, 2.088 pré-lajes e 45 vigas pré-moldadas, o que deu agilidade e permitiu que a entrega fosse realizada dentro do prazo.

Histórico

A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira colapsou em 22 de dezembro de 2024. No dia 23, o DNIT assinou a declaração da situação de emergência para a contratação da empresa responsável pelo projeto e execução da construção da nova estrutura, além de determinar agilidade nas ações necessárias para minimizar o impacto do ocorrido.

A contratação emergencial, em 31 de dezembro de 2024 — apenas nove dias após o colapso da ponte antiga — permitiu o início imediato das atividades, incluindo a elaboração dos projetos de engenharia e a preparação do canteiro de obras.

O tempo de resposta das equipes Ministério e do DNIT na execução de ações essenciais para a construção da nova ponte foi determinante para que, em apenas 10 meses de execução, o empreendimento atingisse 90% de conclusão e, agora, fosse entregue à população, exatamente um ano após o ocorrido.

Ainda em atenção à população, a autarquia disponibilizou, durante o período das obras, quatro balsas, duas para carros de passeio e duas para veículos de grande porte, para garantir a mobilidade de quem precisava atravessar o Rio Tocantins. Os veículos fizeram o transporte de forma ininterrupta, 24 horas por dia, e de forma totalmente gratuita.

Rodovias estaduais

O DNIT também atuou de forma proativa para a recuperação de rodovias estaduais tocantinenses e maranhenses que foram impactadas pelo colapso da ponte.

Foram empregados recursos em 392,9 quilômetros de rodovias do Tocantins, incluindo trechos urbanos e rodoviários das TO-126, TO-134, TO-222, TO-201, TO-210, TO-415, TO-404 e TO-010, bem como travessias urbanas em Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Tocantinópolis, Samaúma, Jatobal, Darcinópolis, Filadélfia e Palmeiras do Tocantins.

No Maranhão, foram recuperados 21 quilômetros em rodovias estaduais adjacentes à BR-010, entre Estreito e Imperatriz, incluindo as vias de acesso à balsa do município de Porto Franco. Entre os municípios beneficiados, também estão Campestre do Maranhão, Carolina, Açailândia, Cidelândia e Itinga.

A execução dessas obras representou uma ação estratégica para mitigar os impactos da interrupção da BR-226/TO/MA e assegurar a continuidade da mobilidade e da atividade econômica da região. Com a recuperação das vias alternativas, o DNIT garantiu o deslocamento seguro de pessoas, o transporte de insumos, produtos agrícolas e o fortalecimento da ligação entre os dois estados, até que a nova estrutura fosse entregue à população.

Importância

A BR-226 é uma das mais conhecidas rodovias do País. A rodovia totaliza 1.763,92 km de extensão e passa por cinco estados, com início em Natal (RN) e fim em Wanderlândia (TO). Além disso, é umas das principais vias de ligação Norte-Nordeste do Brasil, por meio da ponte recém-inaugurada, e de integração nacional, influenciando diretamente o turismo e o escoamento da produção dos estados dessas regiões.

O restabelecimento do tráfego entre Estreito e Aguiarnópolis é de grande importância para a região, aquecendo a economia local e impactando a vida das pessoas de forma positiva.

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