Marlon Botão comemora sucesso do carnaval e diz que plano é grande circuito Beira Mar – Passarela

O secretário municipal de Cultura de São Luís, Marlon Botão, concedeu entrevista ao Blog do Clodoaldo para falar sobre o sucesso do carnaval da capital maranhense, que tem se consolidado como referência nacional e como é gerida a cultura municipal desde que o município passou a ter uma secretaria especifica de Cultura.

Para o secretário, ainda é necessário mais investimento para preservar a cultura raiz, mas com o orçamento atual, ainda é feito muito pelas festas populares.

Botão diz que o plano para o ano que vem é integrar o circuito de carnaval Beira Mar com o carnaval de Passarela, fazendo um grande circuito do Centro Histórico de São Luís, em uma parceria governo e prefeitura ainda mais sólida, reforçando ainda mais a cadeia turística e econômica.

Desde o primeiro ano de governo do prefeito Edivaldo em 2013, quando não houve Carnaval por conta da questão financeira, existe uma crítica relacionada à religiosidade do prefeito e a festa popular. Como você avalia essa crítica é como é a relação da prefeitura com setores da cultura popular?

Inicialmente, houve sim carnaval em 2013, não aconteceu o carnaval de Passarela, mas aconteceu o carnaval na Maria Aragão e em bairros de São Luís com apoio da prefeitura. Em relação a religiosidade do prefeito, afirmo que ele nunca interferiu no sentido de censura ou impedimento de qualquer manifestação ou festividade cultural por questões religiosas, ele sempre respeitou o princípio do estado laico. Por outro lado, apesar do aprofundamento da crise financeira a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior não tem medido esforços para dar sustentabilidade às políticas culturais, inclusive, garantindo a maior parcela dos investimentos para as festividades da cultura popular, embora reconheçamos que é necessário para os próximos anos ampliarmos o financiamento para a cultura, com mais orçamento, com as regulamentações do Fundo Municipal e da Lei de Incentivo do Município. Assim, teremos editais para a cobertura das diversas modalidades culturais e mais oportunidade para o fortalecimento da economia criativa e fortalecimento dos grupos culturais e preservação da nossa cultura de raiz.

O Carnaval de São Luís foi destaque este ano principalmente com o circuito da Beira Mar. Qual a contribuição da prefeitura no circuito?

O carnaval da Beira Mar vem se consolidando, tem como base uma logística organizacional muito bem montada, que começa com o arsenal de ações planejadas e executadas pela prefeitura de São Luís, com o reordenamento e controle do trânsito na cidade, que tem como célula principal a região do centro, temos que reforçar o sistema de iluminação pública, praticamente duplicando a tensão para atender com luminosidade suficiente a multidão esperada, disponibilizamos a estrutura da Praça Maria Aragão para dar suporte para vários órgãos do Estado, mantemos um contingente de guardas municipais, profissionais da área de saúde, ambulâncias do SAMU, guardas de trânsito e outros serviços complementares, enfim, a nossa parte na parceria com Estado é o alicerce para que o restante da infra montada funcione e a programação do circuito seja executada com sucesso. Além do mais, a prefeitura ainda cuida do Carnaval de Passarela, no Anel Viário, que tenho a esperança de quem sabe já para 2020 esteja integrando o circuito, que avance de Beira Mar para Circuito do Centro Histórico, quer dizer, acontecendo de uma ponta a outra, passando pela Passarela, dinamizando ainda mais o nosso carnaval, tornando-o mais amplo, com mais gente participando, atraindo mais turistas, aquecendo mais a cadeia produtiva da economia criativa, e assim a parceria prefeitura de São Luís e o governo do Estado fique cada vez mais sólida, pelo bem e desenvolvimento da nossa cidade.

O Carnaval de Passarela também teve grande público e vimos blocos e escolas bonitas desfilando. Como é hoje a organização do carnaval de passarela estruturalmente e a relação com as agremiações, sendo que antes havia muita reclamação sobre atrasos de pagamentos?

 A organização do Carnaval de Passarela vem evoluindo, embora que ainda temos que resolver muitos limites gerados, principalmente pela fragilidade financeira da maioria dos grupos culturais que participam do evento e ainda estão extremamente dependentes do poder público para se apresentarem, por outro lado, os custos de logística para montar e funcionar a estrutura é bem significativo, somando tudo, incluso os serviços das secretarias parceiras o investimento chega próximo de R$ 9 milhões. Então, falar em atraso de repasses é apenas mais uma etapa de um orçamento vultuoso para um evento de 5 dias, cheio de complexidades, que envolve centenas de pessoas trabalhando, o comércio informal presente com muitas famílias na labuta para garantir seu sustento.
Por outro lado, o Carnaval de Passarela é mais um exemplo da determinação e arrojo do prefeito Edivaldo Holanda Júnior no sentido de garantir as nossas principais festividades vivas. Estamos trabalhando muito em meio a uma crise nacional política e financeira sem precedentes, com muito resultados positivos e sempre procurando fazer o melhor pelo bem estar da nossa população!

O grande momento da cultura do Maranhão e de São Luís é a festa junina. Como está a preparação para este momento e o que o ludovicense e os turistas podem esperar?

Já estamos trabalhando na organização do São João 2019, mais um grande desafio que temos e vamos superá-lo. Com o comando do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e a parceria com o governo do Estado, através do Governador Flávio Dino e do responsável pela Secma, Diego Galdino, tenho certeza que este ano vamos ampliar o sucesso que foi ano passado.
Agora, estamos na etapa de fechamento do orçamento, esta semana já estaremos oficiando ao Estado buscando iniciar o diálogo e tratativas de encaminhamentos da parceria, o tamanho da cobertura dos espaços em conjunto, parcerias com comunidades de bairros e as novidades para este ano. Finalizo reiterando para a população da nossa cidade, que realizaremos um belo São João 2019.

Fonte – Clodoaldo

Be the first to comment on "Marlon Botão comemora sucesso do carnaval e diz que plano é grande circuito Beira Mar – Passarela"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*