Quando uma grande empresa brasileira ou estrangeira quer se instalar numa cidade ou estado – o primeiro norte é seguir o Plano Diretor da cidade ou o ZEE – Zoneamento Ecológico e Econômico, no caso dos estados. Lá o empreendedor ou investidor encontra todas as diretrizes onde pode ou não pode se instalar, as potencialidades e vocações de cada região.
O Plano Diretor de São Luís estava defasado há décadas, agora em menos de 2 anos de gestão o prefeito Eduardo Braide, atualizou e fez a entrega semana passada para a Câmara de Vereadores de São Luís.
O ZEE – O Governo Flávio Dino(PSB) levou 8 anos e não conseguiu entregar. No Maranhão existem 4 biomas(cerrado, semi-árido, pantanal(Baixada) e pré-amazônia).
Como carta de seguro pra se proteger de um eventual questionamento nacional sobre a Amazônia, Dino fez um remendo(por decreto) apenas da Pré -Amazônia.
Quem pretender investir no Maranhão tem que vir ‘as cegas, assim como chegaram os ‘gaúchos’ no início dos anos 80 – na Região de Balsas e o por último a invasão do Baixo Parnaíba quando dizimaram todo bioma cerrado para a monocultura da soja.