As conversas se intensificam e tudo indica que vai haver consenso na escolha de quem ocupará a 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa do estado. Os deputados Rodrigo Lago (eleito) e Ana do Gás (reeleita) pleiteiam o cargo.
Parlamentares envolvidos no processo ficaram de se reunir, nesse sábado, 28, com o governador Carlos Brandão para tentar definir os últimos detalhes sobre toda a chapa. A reunião, no entanto, não aconteceu porque o governador foi firme na decisão de não se envolver no processo.
A única indefinição está na disputa entre Lago e Ana do Gás pela vaga da 1ª vice presidência.
No acordo para a desistência de Othelino Neto teria ficado acertado que o PCdoB (partido do atual presidente) indicaria o primeiro-vice eo segundo secretário seria indicado pelo PSB, no caso, o deputado eleito Carlos Lula. Essa vaga está definida para Lula.
Como não acatou a recente decisão do PCdoB, que escolheu Rodrigo Lago, e alegando que é deputada comunista pela terceira vez, e, logicamente, no seu entendimento, seria ela a ser indicada.
Ana do Gás resolveu entrar na disputa de forma avulsa. Conversas intensificadas ontem tentam encontrar uma solução para o impasse.
O govenador Carlos Brandão já disse que não vai interferir, mesmo porque, segundo uma fonte próxima dele, já foram muito difíceis as conversas que resultaram na desistência de Othelino Neto, de concorrer à reeleição, e na consolidação do nome de Iracema Vale para comandar o poder legislativo estadual. Brandão, no entanto, atua para evitar desgastes na base. “O que depender do governador para o consenso ele vai fazer”, garantiu a fonte palaciana. O PCdoB insiste que o consenso deve acontecer nos termos do que foi acordado com o presidente Othelino Neto.
No mais, a chapa está praticamente montada. A 1ª secretária, Andreia Rezende chegou a um acordo e fica como 3 ou 4ª vice-presidente.
A deputada eleita, Abigail Cunha, que vinha sendo cotada para assumir uma secretaria no governo, pode ser indicada para uma vaga na Mesa. Mas há possibilidade de mudança nesse nome.
Indicado pelo PP, o ex-presidente Arnaldo Melo será o 2° vice-presidente, e Antônio Pereira (PSB), 1° secretário. A segunda secretaria está acertada com o deputado eleito e ex-secretário da Saúde Carlos Lula.
A eleição acontece na próxima quarta-feira, 01, imediatamente após a posse dos 42 deputados eleitos e reeleitos. (Informe JP)