A Câmara Municipal de São Luís, viveu um momento vergonhoso para o atual presidente da casa, vereador Paulo Victor (PSB), na tarde de terça-feira (16), pois ele é responsável pelo bom funcionamento do estabelecimento e suas instalações. A CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito dos Contratos Emergenciais da Prefeitura de São Luís, que estava em sessão, foi interrompida devido a uma goteira no plenário.
A sessão estava ocorrendo para ouvir o ex-secretário municipal de Saúde, Dr Joel Nunes e a atual secretária de Saúde, Ana Carolina Marques Mitri da Costa, sobre contratos emergenciais da gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD). No entanto, a situação se complicou quando uma chuva começou a cair no plenário, especificamente em cima da mesa diretora em cima do local onde fica o presidente. O gotejamento constante molhou um computador e outros equipamentos, colocando em risco a segurança dos vereadores e funcionários presentes, sem falar na possibilidade de um curto-circuito que poderia causar um incêndio.
Vale pontuar que a goteira era fruto de problemas estruturais, uma vez que não estava chovendo fora do prédio, portanto era um vazamento oriundo da enganação e tubulação do prédio.
O vereador Pavão Filho (PSB) alegou risco técnico e sugeriu adiar a sessão por problemas técnicos. Já o relator da CPI, vereador Astro de Ogum (PSB), desesperado para ganhar destaque e mídia não queria o adiamento da sessão e foi acompanhado do vereador Ribeiro Neto (PSB) para sua continuidade, apesar do risco de acidente. No entanto, a maioria dos vereadores votou pelo adiamento da sessão contando com o voto do presidente da CPI, vereador Alvora Pires (PSB).
Veja o vídeo:
A CPI foi suspensa e remarcada para às 14:00 horas do próximo dia 2 de agosto. A sessão foi interrompida após o vereador Pavão Filho alegar risco técnico, pois a água começou a cair em cima da mesa onde os trabalhos seriam executados, molhando equipamentos elétricos.
A situação é um reflexo da falta de preparação da Câmara Municipal de São Luís sob gestão do vereador Paula Victor (PSB) para servir bem ao povo ludovicense. A CPI é um importante instrumento para investigar irregularidades e garantir a transparência na gestão pública. No entanto, a falta de infraestrutura e a irresponsabilidade apresentadas hoje já compromete o trabalho e o sucesso da investigação.
A Câmara terá seus trabalhos suspensos de amanhã 17 de julho ao dia 5 de agosto para um serviço de manutenção da rede eletrica que externa conforme observado abaixo em um comunicado do presidente Paulo Victor.
Vale ressaltar, que o referido comunicado se aplica somente a manutenção da rede elétrica externa e não relata os problemas estruturais internos no prédio onde funciona o plenário, ou seja, a nota omite a resolução dos problemas como a chuva que ocorreu no plenário nesta tarde.
Outro problema que detectamos é a falta de um contrato para realização de manuntenção predial. Não conseguimos obter informações diretas com a comunicação da Casa se existe algum contrato que prevê a realização de obras de reforma do prédio, pontuamos caso existisse algum nesse sentido deveria ser aplicado nas conformidades do IPHAN para garantir os aspectos originais do prédio.
Veja o vídeo completo: