A CPMI (Comissão Parlamentar Mista) do Congresso Nacional sobre os atos do dia 08 de janeiro ainda nem foi instalada, mas a disputa pelo comando já movimenta bastante os bastidores da política nacional.
A instalação da CPMI, após tentativa do Governo Lula de brecar a comissão, deverá acontecer na quarta-feira da semana que vem, dia 26 de abril.
Diante dos últimos acontecimentos, principalmente envolvendo o então ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Gonçalves Dias, o Governo Lula não teve mais como evitar a CPMI e agora a disputa é pelo comando da comissão que vai apurar o acontecido no dia 08 de janeiro, quando da invasão dos Três Poderes.
O PL, maior partido do Congresso Nacional e autor do pedido da CPMI, quer indicar o deputado federal André Fernandes (CE) para comandar a comissão. O PT, que era contra a instalação, agora quer o comando da CPMI e promete travar uma árdua disputa.
Relatoria – Enquanto os dois brigam pelo comando da CPMI, o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), quer a relatoria para o seu partido.
Lira que recentemente conseguiu montar o maior Bloco da Câmara dos Deputados, com 173 parlamentares de nove partidos (PP, União Brasil, PSB, PDT, PSDB-Cidadania, Solidariedade, Avante e Patriota), trabalha pela indicação do deputado André Fufuca.
O maranhense é aliado e de extrema confiança de Lira e atualmente é o nome mais cotado para a relatoria da CPMI.
É aguardar e conferir, afinal na semana que vem o clima deve ferver em Brasília.
Fonte: Jorge Aragão