Nessa reta final de campanha foi realizada uma pesquisa quantitativa de opinião pública no município de Presidente Dutra, Maranhão. O estudo, conduzido pelo Instituto Data Ilha, teve como objetivo avaliar a gestão municipal e delinear o cenário político das próximas eleições. A coleta de dados envolveu 500 entrevistas presenciais, aplicadas tanto em áreas urbanas quanto rurais, respeitando a distribuição proporcional da população acima de 16 anos.
– Cenário espontâneo
No cenário espontâneo, quando os eleitores mencionam seus candidatos de preferência sem a apresentação de nomes, Raimundinho Audiolar aparece na liderança com 55,8% das intenções de voto. Remy Soares surge em segundo lugar, com 33,4. Branco/nulo somam 1,8%, enquanto 9% não souberam ou não quiseram responder.
– Cenário estimulado
No cenário estimulado, onde os entrevistados recebem uma lista de candidatos, Raimundinho Audiolar amplia sua vantagem, alcançando 56,8% das intenções de voto. Remy Soares aparece em seguida com 36,2% enquanto Carlão Américo soma 0,6%. Cerca de 5% dos eleitores afirmaram que ainda não sabem em quem votar.
– Rejeição
O índice de rejeição também foi avaliado, revelando que Carlão Américo possui a maior taxa, com 39,6% dos eleitores afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Raimundinho Audiolar apresenta 24,6% de rejeição, enquanto Remy Soares soma 19%.
– Avaliação da gestão municipal
Quanto à avaliação da gestão de Raimundinho Audiolar, 64,4% dos entrevistados avaliaram a administração como “ótima” ou “boa”, enquanto 25% a consideraram “regular”. Ja apenas 9,6% dos eleitores classificaram a administração como “ruim” ou “péssima”.