ALEMA

Reitor Natalino Salgado consolida UFMA entre as melhores universidades do Brasil e busca apoio da bancada federal para seguir avançando…

Em encontro realizado na noite dessa segunda-feira (17), no Palácio Cristo Rei (Centro), com representantes da bancada maranhense no Congresso Nacional, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, apresentou uma série de realizações da sua gestão que consolidam a instituição de ensino superior entre as melhores do Brasil. Disposto a manter a universidade no rumo do desenvolvimento, o reitor continua buscando apoio dos congressistas, na forma de emendas parlamentares e aproximação com o Governo Federal.

Participaram do encontro os deputados federais Márcio Jerry (PCdoB), coordenador da bancada e ex-professor substituto da UFMA; Duarte Júnior (PSB) e Pastor Gil (PL). Os três parlamentares, que são ex-alunos da universidade, citaram os recursos que já destinaram à instituição e se comprometeram a manter e até aumentar o apoio. Os deputados reconheceram o êxito da administração do reitor Natalino Salgado, exaltando a ampliação do acesso ao ensino superior, com a oferta de mais cursos de graduação e pós-graduação, e a melhoria da qualidade do ensino.

Coube ao pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização, professor-doutor Fernando Carvalho, apresentar os feitos que impulsionar a UFMA a um patamar elevado, nivelando-se com algumas das importantes universidades brasileiras. Reformas e ampliações físicas, interiorização, práticas acadêmicas inovadoras e projetos de extensão junto a comunidades em diferentes regiões do estado integram o conjunto de ações que potencializaram o desempenho acadêmico nos últimos anos e se reverteram em números favoráveis na comparação com outras instituições federais de ensino superior.

O indicador de maior destaques é o primeiro lugar alcançado pela UFMA entre as universidades dos Estados da Amazônia Legal no The Times Higher Education World University Rankings 2023. A instituição maranhense também atingiu a 6ª posição entre as universidades federais do Nordeste, a 8ª colocação entre todas as universidades do Nordeste e a 25ª universidade federal brasileira, de um total de 63 instituições.

Universidade Federal do Sul do Maranhão

Entre os projetos anunciados durante o encontro, o mais impactante foi a criação da Universidade Federal do Sul do Maranhão, que, uma vez implantada, aglutinará os campi do sul do estado, desvinculando-os da UFMA, como os de Imperatriz. Segundo o pró-reitor Fernando Carvalho, a concretização do projeto resultará em melhor administração das atividades acadêmicas desenvolvidas nas regiões mais distantes geograficamente da capital, onde está fixada a Reitoria. Carvalho estimou em dois ou três anos a conclusão dos trâmites até a inauguração da nova universidade.

o reitor Natalino Salgado, que deixará o cargo em novembro deste ano, quando haverá a posse do seu sucessor, a ser eleito em julho, fez um breve retrospecto da sua gestão, marcada por uma série de obras estruturantes e incremento do quadro docente e de servidores administrativos e foco na maior oferta de cursos e na interação da instituição com a sociedade.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x