Durante a abertura do ‘Itinga Agroshow’ que ocorreu na noite deste sábado (10), o Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), beneficiou os 25 produtores do município de Itinga do Maranhão com 10 ordenhas mecânicas, 1 kit de irrigação e 1 patrulha agrícola (trator, plantador de mandioca e grade).
Os produtores receberão auxílio técnico capacitado de forma contínua para que seja elevada a renda e a produtividade com maior eficácia.
Para o coordenador do Agropolo da região tocantina, Ronei Rodrigues, a entrega desses materiais aos produtores rurais de Itinga é uma forma de reforçar as atividades no setor agrícola e potencializar a produção.
” O Governo do Maranhão dando toda essa estrutura de tecnologia e assistência técnica ao produtor rural, está fazendo com que exista um aumento tanto na qualidade da produção quanto no aumento de renda. A nossa intenção é fazer com que esses assistidos possam ter o melhor acompanhamento e aprendam a tocar as suas produções com melhores condições”, ressaltou Ronei Rodrigues.
Além da abertura do ‘Itinga Agroshow’, o sábado (10) também foi comemorado o aniversário de 22 anos da cidade de Itinga do Maranhão. O prefeito da cidade, Lúcio Flávio, disse que os equipamentos entregues pelo Gorverno do Estado foram o melhor presente que o município poderia ter recebido.
” Ficamos muito felizes com a iniciativa do Governo do Estado por meio da Sagrima, pois os nossos produtores precisam realmente desse tipo de incentivo para que o nosso município continue se desenvolvendo. As ordenhadeiras, por exemplo, irá dinamizar o tempo do produtor da cadeia do leite que fazia o processo de ordenha manual, ele vai tirar ter mais leite e em menos tempo“, falou o prefeito.
*Itinga Agroshow*
O ‘Intinga Agroshow’ vai até o dia 17 de novembro no Parque de Exposição Will Brito, e faz parte do encerramento do calendário de feiras agropecuárias do estado. O evento é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), em parceria com as secretarias de estado de Cultura e Turismo (Sectur), de Segurança Pública (SSP), além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O evento que tem foco no agronegócio e conta com ações de fomento ao setor agropecuário. A Sagrima através do Sanar oferecerá a partir desta segunda-feira (12), os cursos de artesanato de fibras naturais, avicultura, cooperativismo, cultivo de frutíferas, equideocultura – doma racional, fabricação de cachaça, inseminação artificial, manejo e recuperação de pastagens, operação de máquinas agrícolas, piscicultura, produção de derivados do leite, produção de hortaliças e folhosas; e suinocultura.lucas