Começa neste sábado (4), e segue até o dia 12 de agosto a programação da 9ª Exposição Agropecuária de Açailândia (ExpoAçailândia), no Parque Exposição Agropecuária José Egídio Quintal Filho, no município de Açailândia, localizado a 562,4km de São Luís.
Pensando nisso, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizará cursos de capacitação destinados a produtores rurais, produtores industriais ofertantes e consumidores de produto e serviços ligados à cadeia produtiva da agropecuária.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Edjahilson Souza ressalta que o Governo do Estado através da Sagrima está sempre apoiando as Feiras Agropecuárias porque reconhece a importância desses eventos para os produtores rurais e mercado local. “O governo vem cada vez mais incentivando e apoiando os produtores para um maior incremento através de cursos e treinamentos, e as Feiras Agropecuárias são os locais em que esses produtores além de serem capacitados, também fazem a comercialização dos seus produtos”, explica Edjahilson Souza.
No total serão nove minicursos ministrados, e ao final de cada um deles, os produtores que passarem pelo processo de capacitação receberão um certificado que contabilizará 8h diárias.
Cursos Ofertados: Administração de Cooperativas Rurais (06/08 a 10/08), Doma Racional (06/08 a 10/08), Operador de Maquinas Agrícolas (06/08 a 10/08 e 13/08 a 17/08), Primeiro Socorros (06/08 e 08/08), Agricultura Orgânica (07/08 a 09/08), Bovinocultura de Leite (08/08 a 10/08), Artesanato em Tecido (13/08 a 17/08) e Produção de Cachaça (04/08 a 12/08).
A Feira – A 9° ExpoAçailândia acontece anualmente com exposições, comercialização de animais das espécies, máquinas, veículos, produtos agrícola. Este ano o evento recebe shows com artistas de renome nacional como os cantores sertanejos Matheus e Kauan, Jonas Esticado, Bonde do Vaqueiro, entre outros.
A ExpoAçailândia tem a finalidade mostrar a potencialidade e buscar tecnologias voltadas para desenvolvimento do agronegócio, além de incentivar o empreendedorismo cultural, comercial, tecnológico, educacional entre outras coisas.
A estimativa é de que o evento atraia a participação de 50 mil pessoas, que irão visitar a exposição, participarão dos cursos e palestras, utilizarão os serviços; e mais de 50 expositores, distribuído nas áreas pré-definidas.