Se for pra federal, Roseana corre o risco de encerrar a carreira de forma melancólica…

Se for pra federal, Roseana corre o risco de encerrar a carreira de forma melancólica…

Todas as pesquisas apontam a liderança de Roseana Sarney(MDB)  no cenário eleitoral do Maranhão para 2022. Mas é bom que fique bem claro que essa motivação do eleitor seria para uma disputa majoritária: senado ou governo.

Motivação e expectativa diferentes…

Se Roseana subestimar – frustrando essa predisposição do eleitor, achando que pode transferir esse desejo do eleitor para uma eleição de deputado federal pode levar a ex-governadora para um encerramento de uma carreira vitoriosa na política de forma melancólica.

Roseana pode repetir o fracasso do ‘voo baixo do carcará’. João Alberto – seu correligionário no MDB.  Depois de governador e senador não consegue se eleger vereador em Bacabal…

Indo para disputa de deputada federal – Roseana poderia contar apenas com o ‘voto avulso’, apostando apenas na ‘mitologia’ do seu nome. A ex-senadora iria para a disputa sem ter nada a oferecer para os prefeitos em troca de um apoio nos municípios. A eleição de deputado, seja estadual ou federal é pragmática – voto de curral. É tudo amarrado com muita estrutura, seja de dinheiro vivo ou produto de emendas parlamentares.

 

Deputados federais João Marcelo(MDB) e Hildo Rocha(MDB) – mandatos amarrados com prefeitos, através de emendas parlamentar.

Em tempo… Roseana aguarda os resultado da pesquisa ‘Escutec’ que deve sair essa semana para tomar a decisão definitiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *