O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, visitou, nesta quarta-feira (20), o Ginásio Rubem Goulart, localizado no Bairro de Fátima, em São Luís.
O ginásio estava abandonado e teve sua estrutura toda recuperada pelo Governo do Estado em 2017, depois de 11 anos sem funcionar. O objetivo da visita foi incentivar a ginástica artística maranhense.
Durante a visita, Rogério Cafeteira e a presidente da Federação Maranhense de Ginástica (Femag), Liane Bezerra, discutiram a manutenção do ginásio e as ações e projetos a serem desenvolvidos, de forma compartilhada, entre o Governo do Maranhão, por meio da Sedel e a Federação para incentivar a ginástica artística maranhense.
“Conversamos sobre ações e projetos a serem desenvolvidos entre Governo do Maranhão e a Federação e aproveitamos para ouvirmos sugestões. Conheci a professora como secretário de Esportes e, também, como pai de atleta, o que me permitiu testemunhar a sua grande paixão pelo esporte. E que venham mais saltos da ginástica maranhense!”, ressaltou o secretário.
Liane Bezerra agradeceu a visita do secretário e destacou a participação do poder público nas atividades esportivas. “Podemos perceber a disposição e determinação da Sedel, por meio do secretário Rogério, para desenvolver o esporte maranhense, garantido mais recursos e apoio aos atletas do nosso estado. Acreditamos que essa proximidade poderá trazer bons frutos, não só para os atletas, mas para todos os maranhenses”.
O ginasta Júnior da Conceição, 24 anos, que faz parte da equipe da Federação Maranhense de Ginástica há cerca de 6 anos, disse que a presença do secretário, Rogério Cafeteira, durante o treino, no Ginásio Rubem Goulart, foi motivadora.
“Foi uma manhã de treino muito mais produtiva com a presença do secretário, isso mostrou que grandes saltos estão por vir. Ele reafirmou o compromisso do Estado com o esporte maranhense, participando das nossas atividades. Como a presidente da Confederação sempre diz: ‘antes do campeão se forma o cidadão”, afirmou Júnior da Conceição.
Revitalização
Em 2017, o Governo do Maranhão, por meio da Sedel, revitalizou o Ginásio Rubem Goulart. A estrutura ganhou reparos no telhado e blocos de ventilação foram reconstruídos. A calçada e as rampas foram restauradas para possibilitar o acesso de pessoas com deficiência. O piso de madeira foi substituído por uma malha de concreto a pedido da Femag. As salas de apoio e os dois banheiros passaram por revisão, inclusive hidráulica, com instalação de 16 chuveiros. A parte elétrica também recebeu revisão completa. Os serviços foram finalizados com pintura completa na parte interna e externa.
Fundado em 1977, o ginásio da ginástica artística maranhense recebeu o nome em homenagem ao desportista e professor Rubem Teixeira Goulart. Goulart nasceu em 1920, na cidade de Guimarães.