Do ponto de vista de correlações de forças, ninguém é mais forte hoje dentro do Grupo Sarney , do que o senador João Alberto(PMDB). Não tem como subestimar o “velho carcará”. Entre os pares do baralho, é o único é que dono de um mandato de senador, tem o filho João Marcelo(PMDB) deputado federal e controla o mandato de um deputado estadual na Assembleia Legislativa , Roberto Costa(PMDB). Sem falar do capital político que ainda tem na cidade de Bacabal, onde quase elegia o prefeito.
Vamos fazer uma ligeira radiografia. Depois de João Alberto, só o Lobão tem um mandato de expressão. José Sarney, sem mandato; Roseana, sem mandato; Sarney Filho tem um mandato apenas de deputado federal e o filho estadual; Ricardo Murad, tem a filha deputada estadual. A leitura levou em consideração a briga de foice dentro grupo para definir o projeto de poder. Levando ao pé da letra aquela máxima de que político sem mandato, nem o vento bate nas costas.
Enfim, na hora de colocar as cartas na mesa para composição da chapa majoritária, o jogo tem que passar pelas mãos da velha “ave de rapina”.