O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (23) o PLC 130/2018, de autoria do senador Weverton Rocha (PDT-MA), que garante a oferta do exame ecocardiograma fetal e de duas ultrassonografias transvaginais para todas as gestantes na rede pública de saúde. Atualmente o exame é ofertado amplamente pela rede privada, mas só está acessível pelo SUS para gestantes com gravidez de risco. O projeto, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2018, segue agora para a sanção presidencial.
Weverton Rocha, que apresentou o projeto em 2016 quando ainda era deputado federal, foi o relator no plenário do Senado e comemorou a aprovação. “As mães que têm plano de saúde já conseguem fazer o ecocardiograma no pré-natal, agora vamos garantir esse direito para as mães pobres do SUS”, ressaltou o parlamentar, que ainda parabenizou o governo Lula por sinalizar positivamente para a viabilidade do projeto.
Segundo o Ministério da Saúde, 30 mil crianças nascem com algum tipo de cardiopatia a cada ano e 40% delas precisam de cirurgia no primeiro ano de vida. “Com a realização do ecocardiograma fetal, milhares de vidas serão salvas, porque os médicos terão condições de definir melhor sobre o suporte necessário na hora do parto ou poderão indicar tratamento ainda na barriga da mãe”, explicou o senador Weverton.