Pesquisa realizada pelo Instituto EPO (Estratégia Pesquisas de Opinião), antigo Instituto Escutec, mostra a preferência do eleitorado de Barreirinhas, no Maranhão. De acordo com os cenários divulgados, o pré-candidato Vinicius Vale, filho da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, aparece liderando todos os cenários do levantamento.
No cenário estimulado, onde os pré-candidatos são apresentados aos entrevistados, Vinicius Vale se destaca na liderança, obtendo 33,0%. Em segundo lugar, aparece Léo Costa com 30,2%, seguido por Amílcar Rocha na terceira posição com 14,7%. Joab Marreiros aparece com 4,8%, Thiago Rodrigues com 1,3% e Totonho Corrêa com 0,7%. A opção por voto branco, nulo ou em nenhum candidato foi escolhida por 4,7%, enquanto 10,7% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Já no cenário espontâneo, onde os entrevistados declaram seu voto sem ter uma lista de nomes apresentada, Vinicius Vale mantém a liderança com 18,3%. Léo Costa segue com 17,2%, e Amílcar Rocha aparece com 11,3%. Os demais pré-candidatos registram menos de 2%, enquanto 4,8% optam por voto branco, nulo ou em ninguém, e expressivos 46,2% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
O levantamento também mostrou o cenário de expectativa de vitória, independente da escolha de voto. O pré-candidato Vinicius Vale é apontado por 46,8% dos pesquisados como o possível vencedor da eleição. Léo Costa fica em segundo lugar com 27,8%, seguido por Amílcar Rocha com 10,7%. Joab Marreiros, Thiago Rodrigues e Totonho Corrêa têm percentuais menores, enquanto 10,3% não souberam ou não responderam.
O levantamento mostra que 55,7% dos entrevistados desaprovam a gestão de Amílcar Rocha, enquanto 40,8% a aprovam. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3,5%.
Esta é a primeira pesquisa registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições deste ano. O levantamento foi registrado sob o número MA-00341 e contou com a participação de 600 eleitores, apresentando uma margem de erro de 3,98% e um intervalo de confiança de 95%.