O canal paranaense no youtube ‘Deva no Ar’ veio visitar o Maranhão para mostrar as belezas naturais e arquitetônicas do estado. Na ‘Grande Ilha’ visitou a praia do ‘Mangue Seco’, ‘Raposa, ‘Praia do Calhau’, ‘Panaquatira’ e São José de Ribamar.
Na Cidade Balneária o canal chegou todo empolgado para mostrar o ‘Conjunto Arquitetônico do Santuário de São José de Ribamar’. Logo na ‘Gruta de Nossa Senhora de Lurdes’ se deparou com cenas chocantes de imagens de santos degoladas.
O maior patrimônio de São José de Ribamar é o ‘Complexo do Santuário’. Por lá milhares de turistas de todo Brasil visitam a cidade atraídos pelo turismo religioso. Eles procuram bençãos do ‘Padroeiro do Maranhão’.
Aqui no Maranhão os gestores tem essa cultura nefasta de não proteger. Não adianta só reformar, senão cuidar. O normal é esperar cair tudo, depredar pra depois esperar por recurso público. É preciso cuidar, preservar, manter limpo, ter segurança 24h. Alguém imagina o tamanho do prejuízo desse vídeo divulgado para o mundo inteiro?
Os mochileiros pelo mundo são hoje os maiores parceiros do turismo. Munidos de equipamentos digitais, eles mostram a realidade dos países, usando a ‘linha editoral’ da realidade. Eles usam plataformas de redes sociais como Youtube para atrair e movimentar a maior industria do mundo: o turismo. Mas também podem ser usados como ferramentas negativas para destruir como aconteceu recentemente em Barreirinhas – ‘Cidade-Faroeste’ – Em vídeo, turistas detonam infraestrutura de Barreirinhas e criticam prefeito...( e agora em São José de Ribamar.
Essa turma de crianças da ‘Escola Dom Bosco’ vieram conhecer a história do santuário que poderia ser contada com mais veracidade se ainda existisse o museu. O local onde tinha peças históricas valiosas foi arrombado e peças foram roubadas.
Museu que contava a história…
Acompanhe o vídeo na íntegra no canal do Youtuber: