Após reunião com Barroso, Alema deve pedir sanções de Dino a advogada de MG…

Após reunião com Barroso, Alema deve pedir sanções de Dino a advogada de MG…

🟢 4 pessoas lendo esta matéria agora
Tamanho do texto:
📅 13/08/2025 13h35  •  Atualizado há 1 ano

A Procuradoria da Assembleia Legislativa do Maranhão deve protocolar, nesta quarta-feira, 13, pedido ao ministro Flávio Dino, do STF, para que sejam aplicadas sanções à advogada Clara Alcântara, de Minas Gerais, por litigância de má-fé.

Na semana passada, após o magistrado maranhense indeferir a entrada da causídica como amicus curiae numa Adin em que o Solidariedade questiona critérios de escolha de conselheiros do TCE-MA, a presidente da Casa, Iracema Vale, já havia mencionado, em conversa com jornalistas, a intenção de provocar o Supremo a se posicionar sobre esse assunto.

O Legislativo entende que a intervenção de Alcântara fere princípios básicos da boa-fé processual e não observa os requisitos legais para ingresso como amicus curiae, como exigem a Lei 9.868/1999 e o Código de Processo Civil. Segundo a Procuradoria da Casa, a petição apresentada, além de não guardar qualquer relação direta com o objeto jurídico da ação, levanta temas desconexos e acusações que não pertencem ao campo técnico da análise constitucional.

A nova petição da Assembleia será atravessada após uma reunião ocorrida na terça-feira, 12, entre o governador Carlos Brandão, a deputada Iracema Vale e o senador Weverton Rocha com o presidente do Supremo, ministro Luís Roberto

🔎 Apuração e Checagem Editorial Conteúdo produzido pela redação com base em apuração jornalística própria, checagem de fatos e fontes oficiais da região.
📝 Redação / Cobertura Especial ⚖️ Todos os direitos reservados. Reprodução permitida mediante citação da fonte.
📬 Canal da Redação: viu algum erro nesta matéria ou tem informações para complementar?
Reportar Erro / Enviar Pauta
0 0 votes
Article Rating
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
0
Would love your thoughts, please comment.x