Comissão da Câmara aprova mudança de nome da Funai

Comissão da Câmara aprova mudança de nome da Funai
A mudança busca atender a uma antiga demanda das comunidades indígenas brasileiras, além de atender uma orientação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que passou a uniformizar o tratamento dos indígenas como povos, a fim de garantir a dignidade própria das diferentes culturas e a existência das várias comunidades que habitam o território nacional.
 
De autoria do Senador Telmário Miranda (PTB-RR), o PL 3.641/2019 recebeu voto favorável da relatora, deputada Sheridan (PSDB-RR), e foi encaminhado, no Plenário da Comissão, pelo deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA). De acordo com os dois congressistas, a mudança representa um passo em direção ao fim da discriminação e do preconceito, apoiando o reconhecimento da diversidade das culturas e a valorização destas no ambiente cultural e educacional brasileiro.
 
 
Este é um projeto de muita importância porque carrega um sentido político extremamente relevante, que busca reparar conceitos por vezes carregados de uma profunda carga ideológica”, comentou Márcio Jerry.
 
O projeto ainda toma como base a orientação dada por lideranças indígenas brasileiras, ligadas ao Fórum Permanente sobre Assuntos Indígenas, da ONU, que afirmam que o termo, no singular, tende a estimular o preconceito e a discriminação contra os grupos indígenas no país.
 
Aprovada pela CDHM, a proposta agora segue para análise da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara. Caso não sofra alterações, o PL será enviado à sanção presidencial.
Martin Varão

Martin Varão

Martin Varão é técnico agrícola e eletrotécnica pelo IFMA. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Começou a trabalhar profissionalmente em 1992 na Tv São Luís/RedeTv. Depois passou por emissoras como Tv Difusora/SBT, onde exerceu as funções de repórter, editor-chefe e apresentador do Maranhão Rural por 10 anos). Na Tv Cidade/Record foi editor-chefe, repórter e apresentador do Programa Maranhão Empreendedor. Mantém o blog desde novembro de 2012. Contato: zap (98) 98470 0727

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *