O secretário estadual de saúde, Carlos Lula, anunciou que o governo irá suspender o decreto que permitia os eventos de pequeno porte por 14 dias. Ele espera que durante este período, a situação de ocupação hospitalar seja estabilizada. O governo também anunciou mais leitos em Imperatriz e São Luís.
Assim, os eventos de até 150 pessoas estão suspensos em todo o estado do Maranhão. “Vamos avaliar na semana que vem as medidas desta semana e definir se podemos retornar a liberação destas atividades. Estamos em processo de vacina e não podemos descuidar neste momento”, afirmou.
As atividades de bar e restaurantes continuam funcionando. O secretário disse que espera não ter que tomar medidas mais severas nos próximos dias.
São Luís, Santa Inês, Balsas e Imperatriz tiveram aumento significativo nos casos e a ocupação da rede hospitalar voltou a preocupar. Em São Luís, já chegou a 80% a taxa de ocupação dos leitos de UTI. “Infelizmente, vamos aumentar o número de óbitos nas próximas semanas. Quanto mais internações, temos mais óbitos, como tem ocorrido em outros estados. Se as pessoas continuarem agindo como se a doença não existisse mais, não vamos superar”.
Carlos Lula atribuiu principalmente às festividades de final de ano o aumento dos casos. “Falam muito de eleição, mas o número de pessoas que se envolve é infinitamente menor do que nas festas de fim de ano, quando muito mais famílias se reúnem e têm contatos. Isso não é só no Maranhão e no Brasil, mas no mundo todo os casos aumentaram após as festas de fim de ano”, pontuou.