Detran-MA e Direitos Humanos buscam melhorar atendimento a pessoas com deficiência

Detran-MA e Direitos Humanos buscam melhorar atendimento a pessoas com deficiência

A diretora geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Larissa Abdalla Britto, recebeu na quarta-feira (21) o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedhipop), Francisco Gonçalves, e a secretária adjunta dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Sedhipop, Beatriz de Carvalho, para tratar sobre o atendimento às pessoas com deficiência que buscam os serviços prestados pela instituição.

Participaram da reunião o diretor Operacional do Detran-MA, David Ximenes, a coordenadora de Habilitação, Nazaré Nunes e o chefe da Controladoria, João Moraes. Na ocasião, foram apresentadas as ações que garantem o cumprimento da Lei de Acessibilidade durante o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entre elas, a presença do profissional Intérprete de Libras para pessoas surdas nos setores de Atendimento e de Provas Práticas e Teóricas em São Luís, Imperatriz e Balsas.

Nos municípios atendidos pelas Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão (Ciretrans), onde há a necessidade do Intérprete de Libras para a realização das provas, o candidato faz a solicitação do serviço. “Na solicitação, o candidato informa a data e o local que deseja fazer a prova e o Detran-MA disponibiliza o interprete para o município”, esclareceu Nazaré Nunes.

A diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, destacou que garantir o acesso às pessoas com deficiência tem sido um dos maiores compromissos do Departamento. “Nunca foram adotadas tantas práticas inclusivas como agora. Todos os nossos atendentes receberam treinamento para se comunicar, por meio da linguagem de sinais, com as pessoas surdas que procuram os serviços do Detran-MA. Temos Examinadores de Provas Práticas e Teóricas, para obtenção de CNH, que estão aptos para este atendimento”, revelou.

Segundo ela, o Detran-MA busca, junto ao órgãos nacionais de trânsito, soluções para implantação da regionalização da tradução das Libras durante os exames teóricos. “Dessa forma conseguiremos atender as demandas de todas as pessoas com deficiência no estado”, explicou Larissa Abdalla.

Para o secretário da Sedhipop, Francisco Gonçalves, o Detran-MA está cumprindo um papel importante na ampliação das políticas de acessibilidade implantadas no Governo Flávio Dino. “A reunião foi para discutir a ampliação das ações realizadas pelo Departamento, no sentido de garantir, cada vez mais, o acesso das pessoas com deficiência aos serviços públicos, assegurando, dessa forma, o pleno direito dos cidadãos”, disse.

A secretária adjunta da Sedhipop, Beatriz de Carvalho e Silva, lembrou que a reunião teve como objetivo avaliar os avanços das políticas voltadas para pessoas com deficiência no Maranhão. “Temos conhecimento de que avançamos muito, embora ainda existam várias situações que dependem de leis estaduais e federais, já que a política de trânsito é nacional. O Detran-MA está assegurando um serviço que atenda este segmento da melhor forma possível, preservando a garantia dos direitos humanos”, disse.

Martin Varão

Martin Varão

Martin Varão é técnico agrícola e eletrotécnica pelo IFMA. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Começou a trabalhar profissionalmente em 1992 na Tv São Luís/RedeTv. Depois passou por emissoras como Tv Difusora/SBT, onde exerceu as funções de repórter, editor-chefe e apresentador do Maranhão Rural por 10 anos). Na Tv Cidade/Record foi editor-chefe, repórter e apresentador do Programa Maranhão Empreendedor. Mantém o blog desde novembro de 2012. Contato: zap (98) 98470 0727

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *