O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou mais uma ação do Projeto “Detran Volante”, para os servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA). A atividade faz parte do Movimento Maio Amarelo que, durante todo o mês de maio, busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Na ocasião, a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, e o Presidente do TJ-MA, Desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, assinaram um acordo de Cooperação Técnica, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas referentes ao trânsito, relacionadas à programação do ‘‘Movimento Maio Amarelo”. Estavam presentes no evento os gestores do Detran-MA, David Ximenes, Rodrigo Batalha e Rositânia de Farias.
A Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, ressaltou que a educação é de extrema importância na luta pela segurança viária. “Nossa maior missão é educar e conscientizar a todos, para tornar o trânsito um local seguro”, afirmou ela.
O Desembargador Joaquim Figueiredo disse que a sociedade precisa receber um trabalho de conscientização diante das assustadoras estatísticas de vidas perdidas em acidentes no Maranhão e no Brasil.
Em seguida, aconteceu a palestra que abordou os temas sobre Direção Defensiva e o Código Nacional de Trânsito, ministrada pelo Tecnólogo em Segurança no Trânsito do Detran-MA, Ilber Borralho, ressaltando a importância da adoção de uma postura correta dos condutores e pedestres no trânsito. “É essencial que cada um faça a sua parte, respeitando as leis e as pessoas. Seguir as regras e ter empatia é muito importante para tornar o trânsito um ambiente tranquilo e livre de acidentes”, disse Ilber Borralho.
Durante o evento a equipe de Educação para o Trânsito do Detran-MA distribuiu para os participantes kits do Maio Amarelo com material informativo sobre segurança viária e laço amarelo símbolo do movimento, além de demonstração do teste educativo do etilômetro.
Para Júlio Cesar Costa, Servidor do TJ-MA, ações educativas são essenciais para salvar vidas. “Conscientizar a população é muito mais importante do que penalizar. Através de projetos como este do Detran-MA, temos a oportunidade de tirar dúvidas e nos tornar bons condutores”, afirmou.
O Servidor Francisco Marques Neto, também, participou do teste educativo do etilômetro e comentou sobre sua experiência. “Já fiz o teste uma vez em uma blitz. Acho necessário que a população abra a sua mente e comece a entender que cumprir a legislação. O teste é imprescindível para diminuir o número de acidentes”, declarou.