Ao melhor estilo do antecessor, o ex-governador Flávio Dino, o governador Carlos Brandão vai pra disputa com o prefeito Eduardo Braide pelo apelo das festas populares na preferência do eleitorado ludovicense. Nos anos anteriores, eles até fizeram festas diferentes de São João e carnaval, mas sem um clima de disputa. Mas até no anúncio este ano, foi demonstrado que a disputa eleitoral vai fazer com que os dois briguem por cada folião em fevereiro e por cada brincante em junho.
Sabendo que o governador iria anunciar o carnaval somente na próxima semana, o prefeito Eduardo correu para anunciar ainda no sábado (as vésperas do final de ano) que fará a festa na Avenida Beira-Mar, impedindo que o governo faça seu carnaval lá. O circuito Beira-Mar foi criado no governo Flávio Dino e se tornou um grande sucesso rendendo muito politicamente para e Dino e depois para Brandão.
O governador anunciou nas redes sociais que a divulgação oficial do carnaval 2024 ocorrerá na semana que vem. Resta saber como vai se comportar o governador depois do anúncio de Braide de tomar a Beira-Mar, que já estava consagrada como circuito do governo, enquanto a prefeitura fazia o carnaval da Madre-Deus e da Passarela do Samba.
Há duas semanas, Braide ainda nutria a esperança de que o governador o apoiasse para reeleição ou pelo menos ficasse neutro a disputa, o que facilitaria muito a sua vida. Assim, a relação permanecia cordial. Com a oficialização do apoio de Brandão à pré-candidatura de Duarte Júnior para a prefeitura de São Luís, a guerra está declarada e o primeiro palco da disputa será o carnaval deste ano, de olho nas eleições de outubro, quando Braide enfrenta o candidato do governador. (Com informações do Clodoaldo Corrêa)