Eleições 2022 – Edvaldo, o candidato ‘stand-by’…
O título parece provocativo, mas resume o histórico político do ex-prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior(sem partido). Pré- candidato a governador nas eleições de 2022, ele acaba de anunciar a sua desfiliação do PDT. Tudo sinaliza que pode se filiar ao PSD ou mesmo o PTB. Sua saída amigável do PDT – partido que foi prefeito da capital, cria especulações e mexe com o cenário da política estadual e com a sucessão do governador Flávio Dino(PCdoB).
O ex-prefeito do PTC e PDT tem um perfil conciliador que flutua entre as correntes ideológicas – que por hora se digladiam no território pantanoso da polarização.
Na eleição que levou Eduardo Braide(Podemos) a vitória, o ex- prefeito não se manisfestou no pleito, usando a máquina para fazer o sucessor. Isso foi visto por uns seguimentos da sociedade como uma atitude republicana.
A outra a vantagem política é que entre os postulantes da disputa majoritária para os Leões, Edivaldo (por ter sido vereador, deputado federal e prefeito duas vezes) tem o ‘satélite’ de São Luís a seu favor – algo que é considerado estratégico para qualquer candidato que queira disputar uma eleição para governador.
Edvaldo não sofre o desgaste da polarização…
Outra premissa interessante diz respeito ao perfil agregador pelo fato de não ter envolvimento direto com a fadiga provocada pela polarização entre Bolsonaro x Lula, esquerda x direita. Em tese, poderia se dizer que Edvaldo levaria uma grande vantagem, pois teria votos dos dois lados. Ao seu favor tem também um aliado importante no Maranhão o nicho evangélico. O mais é esperar os desdobramentos dos acontecimentos…