Famem promove grande encontro para debater questões da saúde com colaboração do Ministério Público

Famem promove grande encontro para debater questões da saúde com colaboração do Ministério Público
O presidente da Famem, Erlanio Xavier, disse na abertura do Seminário Assistência à Saúde nesta quinta-feira (17), no hotel Luzeiros, que quase todas as despesas com saúde nos municípios do Estado do Maranhão vêm sendo custeadas por meio de emendas das bancadas federais. O senador Weverton, mais de 20 prefeitos e gestores da saúde nos municípios estiveram presentes no seminário promovido pela entidade. O seminário contou com a participação do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cosems, Vinícius.  
“Pela primeira vez em sua história, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão promove um grande encontro para debater sobre as questões da saúde no estado”, assinalou o presidente da Famem, ressaltando o empenho da promotora Glória Mafra em realizar o evento. A judicialização na saúde foi um dos temas abordados pela promotora.
Para o presidente, com escassez de recursos muitos hospitais estão fechando suas portas nos municípios. Erlanio mencionou as dificuldades que o Governo do Estado enfrenta para promover o financiamento dos hospitais da rede, administrados pelos municípios.  O tema tem sido constantemente debatido pela Famem em encontros com dirigentes estaduais e com a bancada federal.
“Os senadores e deputados têm nos ajudado muito, enviando recursos por meio de emendas para custear a saúde que cada dia tem suas despesas aumentadas por conta do crescimento da demanda”, observou o presidente.
Erlanio citou o município de Igarapé do Meio como exemplo de assistência a enorme demanda do setor. “Uma cidade que tem 13 mil habitantes, 0,8 de Fundo de Participação, consegue fazer sete tipo de cirurgias com doze especialidades”, descreveu.
A promotora Glória Mafra apontou o evento como o início de um apoio mútuo de orientação técnica e possibilidades. “Buscamos vincular essa governança tanto buscada pelo SUS, de uma forma participativa, colaborativa. Esse encontro servirá para reunir as expetise para que se possa ter uma saúde de qualidade para o cidadão do Maranhão”, ressaltou a promotora da 19ª Vara de Promoção da Saúde.
O presidente enalteceu também a parceria com o Ministério Público para destravar questões que emperram as gestões municipais. “Atualmente os municípios estão mais perto do Ministério Público do Estado. Ressaltamos a disposição do Procurador Geral de Justiça, Luiz Gonzaga Barros, que tem mantido diálogo permanente com os gestores e a Famem. Acreditamos ser esta a melhor maneira de acharmos soluções para os problemas”, afirmou o presidente da Famem.
“Tenho certeza que vamos encontrar uma solução para o financiamento dos hospitais nos municípios. Os prefeitos unidos, promovendo reuniões regionais, dialogando permanentemente, estão na luta para que isso aconteça. Minha defesa é em prol dos municípios maranhenses”, disse Erlanio Xavier.
Martin Varão

Martin Varão

Martin Varão é técnico agrícola e eletrotécnica pelo IFMA. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Começou a trabalhar profissionalmente em 1992 na Tv São Luís/RedeTv. Depois passou por emissoras como Tv Difusora/SBT, onde exerceu as funções de repórter, editor-chefe e apresentador do Maranhão Rural por 10 anos). Na Tv Cidade/Record foi editor-chefe, repórter e apresentador do Programa Maranhão Empreendedor. Mantém o blog desde novembro de 2012. Contato: zap (98) 98470 0727

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *