A eleição para a presidência da Câmara Municipal de São José de Ribamar começa a ganhar contornos mais definidos. Atual presidente do Legislativo, Francimar Jacintho é o principal nome da disputa para chefiar Mesa Diretora.
O principal trunfo de Francimar é a experiência acumulada dentro da própria Câmara. Ela já atuou por 29 anos como servidora concursada da Casa, acompanhando de perto diferentes administrações e as mudanças na estrutura do Legislativo municipal.
Em 2020, foi eleita vereadora pela primeira vez. Em 2024, conquistou a reeleição. Também já comandou a Câmara em dois períodos: no biênio 2021-2022 e, atualmente, no biênio 2025-2026.
Na eleição da atual Mesa Diretora, realizada em janeiro de 2025, Francimar recebeu 11 votos, contra 10 da chapa encabeçada pelo vereador João Carlos. O resultado mostrou uma disputa apertada, mas garantiu a ela novamente o comando da Casa.
Esse é um dos fatores que colocam Francimar em posição de destaque na corrida. Mas a eleição ainda será definida pelos votos dos vereadores.
Experiência pesa na disputa
A trajetória de Francimar dentro do Legislativo é outro elemento importante do cenário.
Por quase três décadas, ela acompanhou o funcionamento administrativo da Câmara antes de assumir uma cadeira no plenário. Conhece, portanto, não apenas a atividade parlamentar, mas também a estrutura interna da Casa.
Essa experiência atravessou diferentes gestões e permitiu que ela acompanhasse mudanças administrativas e institucionais no Legislativo ribamarense.
Outro aspecto associado à sua trajetória é a defesa do diálogo entre os vereadores. Em sua eleição para o atual mandato na presidência, Francimar destacou a importância da união entre os 21 parlamentares e defendeu uma condução coletiva da Casa.
Contas e gestão administrativa
Na área administrativa, as contas referentes ao exercício de 2021 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA). Já as contas de 2022 ainda aguardam análise do Tribunal.
A questão das contas também faz parte do contexto da disputa, especialmente porque a presidência da Câmara envolve não apenas a condução política das sessões, mas também a responsabilidade administrativa pela Casa.
Francimar reúne três elementos que pesam no atual cenário: experiência, conhecimento da estrutura da Câmara e o fato de já estar no comando do Legislativo.
Além disso, começa a disputa com uma chapa já registrada, enquanto uma possível candidatura de oposição ainda precisa avançar formalmente.
Isso, porém, não significa que a eleição esteja decidida. A definição da próxima Mesa Diretora dependerá das articulações entre os vereadores e, principalmente, dos votos no plenário.
O que já está claro é que Francimar Jacintho chega à disputa com uma trajetória construída dentro da própria Câmara e com experiência acumulada tanto como servidora quanto como vereadora e presidente da Casa.
