Entre os anos de 2005 e 2012 os prefeitos de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva e Hilton Gonçalo -, Santa Rita, disputavam quem era o dono do título de melhor gestor nas prefeituras do Maranhão. Nesse meio termo, os dois foram reeleitos e continuaram fazendo um trabalho de destaque na segunda gestão, conseguindo inclusive, eleger com facilidade seus sucessores.
As comparações continuaram apenas no desastres que foram seus sucessores. Hilton Gonçalo elegeu Tim Ribeiro, em Santa Rita, e Luís Fernando Gil Cutrim. Ainda com o recall das suas boas gestões e o desastre que foram seus antecessores, os dois prefeitos voltaram com facilidade ao cargo na eleição de 2016.
Como as conjunturas são dinâmicas e muita coisa mudou de lá pra cá. Na época que Luís Fernando ganhou a fama de bom gestor, era aliado do Grupo Sarney -, tendo uma montanha de recursos canalizados apenas para São José de Ribamar. Enquanto Hilton Gonçalo aparecia na disputa com o prefeito da Cidade Balneário apenas com disciplina e dedicação, acreditando apenas na força de uma gestão dinâmica.
Hoje os dois gestores são aliados do Governo Flávio Dino, sendo que o prefeito de Ribamar tenha recebido mais atenção do Governo do Estado que o prefeito de Santa Rita. Enquanto Luís Fernando se afundou, justificando o fracasso da gestão, culpando a crise e o antecessor, Hilton Gonçalo aproveitou para apostar no trabalho.
Comparando as duas gestões hoje, a impressão que passa é que o “Santo Milagroso” virou as costas para Ribamar, enquanto “Santa Rita” continua abençoando o prefeito Hilton Gonçalo.