Lideranças da Zona Rural I entregam propostas de melhorias da região a pré-candidatos a Prefeitura de São Luís

Lideranças da Zona Rural I entregam propostas de melhorias da região a pré-candidatos a Prefeitura de São Luís
Em uma ação pioneira, por meio do Comitê Comunitário, representantes de bairros da Zona Rural de São Luís iniciaram o projeto “Pesquise, Conheça, Vote”.
O pré-candidato a prefeitura de São Luís pelo Solidariedade, o ex-juiz federal Carlos Madeira, foi o primeiro a receber o documento da comunidade que reivindica propostas de melhorias para a região nas mais diversas áreas.
A ideia é convocar todos os envolvidos na disputa eleitoral para ouvir suas propostas e entregar documento com as ações que consideram necessárias para melhorar a vida dos moradores da zona rural. A reunião aconteceu na noite da última quinta-feira na comunidade Mato Grosso com a participação de mais de 30 representantes.
Durante uma hora, os moradores escutaram as propostas apresentadas pelo pré-candidato Madeira. Ele falou de sua história familiar e de como encontrou na agricultura um meio de sobrevivência.
“Trabalhei na roça com minha mãe, tios e primos no Cruzeiro de Santa Bárbara, na zona rural, e conheço o potencial produtivo e também as dificuldades enfrentadas”, afirmou. A proposta estrutural de Madeira consiste em transformar a zona rural em uma área produtiva e eficiente economicamente.
Para Ivanilde Costa, liderança comunitária, agricultora, integrante do Conselho Pacto pela Paz da região, e representante da comunidade Mato Grosso, as propostas apresentadas pela comunidade ao pré-candidato Madeira passam pela melhoria do acesso à saúde, educação, combate à violência, agricultura, meio ambiente e juventude. “A comunidade se organizou e percebeu que juntos, analisando a proposta de cada candidato e decidindo coletivamente, temos mais força”, ressaltou.
Melhorias
Criação de um Centro de Abastecimento Hortifrutigranjeiro (Ceasa Municipal), capacitação dos produtores para que organizem-se em cooperativas para terem acesso, além das feiras, participando também dos mercados institucionais; investimentos na melhoria da infraestrutura das ruas e avenidas, garantindo assim acesso seguro para a população e escoamento da produção (a construção de uma via ligando a zona rural I a zona rural II integra esse tópico) e facilitar o fornecimento contínuo e de baixo custo de serviços como energia e água. Estas são algumas das propostas de campanha apresentados pelo pré-candidato Madeira.
Acesso rápido e de qualidade à saúde, educação e políticas de inclusão social também contemplam essa população. Madeira explicou que as ações estão dentro de um projeto macro. “Organização administrativa e gestão pública, infraestrutura de apoio à produção e políticas públicas que fomentem a produção, educação no campo e inclusão social são alguns dos nossos eixos do projeto”, enfatizou.
Juventude
A violência, o difícil acesso à educação e ao meio digital e a vulnerabilidade às drogas são ameaças constantes em toda São Luís, incluindo a zona rural. Um triplo assassinato de três adolescentes, em janeiro de 2019, marca a história da zona rural I. Razão pela qual, também, a comunidade organizou-se para acompanhar e fiscalizar as ações da administração pública. Para a jovem liderança da região, Hugo Barbosa, a juventude precisa de incentivo e inclusão na educação, no esporte e na cultura. “É difícil termos acesso a uma qualificação, o que coloca o jovem ainda mais vulnerável”, afirmou.
Associadas as políticas públicas que envolvem educação, cultura e esporte, o pré-candidato Madeira falou também em implantar um sistema de segurança por monitoramento por câmeras na zona rural de São Luís. Os equipamentos auxiliarão, não somente na segurança pública dos moradores, mas também na coleta de outros dados.
Martin Varão

Martin Varão

Martin Varão é técnico agrícola e eletrotécnica pelo IFMA. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Começou a trabalhar profissionalmente em 1992 na Tv São Luís/RedeTv. Depois passou por emissoras como Tv Difusora/SBT, onde exerceu as funções de repórter, editor-chefe e apresentador do Maranhão Rural por 10 anos). Na Tv Cidade/Record foi editor-chefe, repórter e apresentador do Programa Maranhão Empreendedor. Mantém o blog desde novembro de 2012. Contato: zap (98) 98470 0727

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *