Flávio Dino pede equilíbrio no encontro com Bolsonaro: ‘É preciso moderação’

Flávio Dino pede equilíbrio  no encontro  com Bolsonaro: ‘É preciso moderação’

O presidente Jair Bolsonaro foi obrigado a ouvir, nesta quarta-feira (27), a mais contundente resposta à ofensiva que ele prega no debate sobre as queimadas na Amazônia. Veio do governador do Maranhão, Flávio Dino, que participou em Brasília de reunião com Bolsonaro e outros governadores da Amazônia Legal.

Cada governador falou um pouco. Quase todos procuraram evitar a discordância pública com Bolsonaro. Até que chegou a vez de Flávio Dino.

Com tom ameno, mas incisivo, ele abordou de modo direto as recentes declarações de Bolsonaro, que vem pregando a guerra retórica com outros países, ONGs e indígenas.

Devemos procurar um processo de cooperação que abranja outros países e organismos privados. Não sou daqueles que satanizam ONGs. Temos ONGs de imensa seriedade no Brasil e no mundo”, disse Dino.

Precisamos separar o joio do trigo. Não podemos dizer que as ONGs são inimigas do Brasil. Não é tocando fogo nas ONGs que vamos salvar a Amazônia”, acrescentou.

O governador do Maranhão também afirmou que o presidente não pode usar gratuitamente a retórica da soberania nacional para atacar outros países.

“Não precisamos rasgar a Constituição. Lá está definido que a Amazônia é um patrimônio nacional. Portanto, é descabido qualquer debate sobre a soberania nacional. Precisamos proteger tal soberania e, para isso, precisamos exercê-la”, disse.

A soberania não se afirma retoricamente, não é uma fraseologia. É uma obrigação que temos que cumprir.”




Martin Varão

Martin Varão

Martin Varão é técnico agrícola e eletrotécnica pelo IFMA. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Começou a trabalhar profissionalmente em 1992 na Tv São Luís/RedeTv. Depois passou por emissoras como Tv Difusora/SBT, onde exerceu as funções de repórter, editor-chefe e apresentador do Maranhão Rural por 10 anos). Na Tv Cidade/Record foi editor-chefe, repórter e apresentador do Programa Maranhão Empreendedor. Mantém o blog desde novembro de 2012. Contato: zap (98) 98470 0727

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *