IPTU PMSL

SEMOSP

Osmar Filho pede instalação de suportes para transportar bicicletas nos ônibus de São Luís

Osmar Filho pede instalação de suportes para transportar bicicletas nos ônibus de São Luís

O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), que a partir do ano que vem assume o comando da Casa para o biênio 2019-2020, solicitou à Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a instalação de “bike racks” nos ônibus do transporte coletivo da capital. O requerimento de nº 387/17, encaminhado ao executivo municipal, visa criar iniciativas que facilitem a locomoção de ciclistas na cidade, incentivando a realização de atividades físicas e evitando a circulação de bicicletas em locais onde não têm ciclovias.
O “bike rack” é instalado na parte dianteira dos ônibus e funciona da mesma maneira como os suportes utilizados em automóveis. O mecanismo para destravar o suporte para colocação e retirada da bicicleta é acionado pelo motorista do ônibus, e o procedimento não dura mais do que um minuto.
“Esse sistema é rápido e prático, além de ser muito útil. Por exemplo, quem embarca e desembarca nos terminais, circula pela região litorânea da cidade, pratica atividades físicas, curte o meio ambiente e não corre risco de atropelamento. Além disso, a instalação de bike racks em veículos do transporte público no município de São Luís, tem o objetivo de dar prosseguimento ao que já foi iniciado em linhas metropolitana, como o projeto piloto da Agência Estadual de Mobilidade Urbana – MOB”, destaca o parlamentar em sua justificativa.

Osmar Filho explicou que em caso de preços diferentes, o consumidor ludovicense terá direito a receber gratuitamente o produto.
O sistema já é usado em algumas cidades no mundo, como Paris, na França, e Houston e Los Angeles, nos Estados Unidos. No Brasil, apenas as cidades gaúchas de Santa Cruz do Sul e Bagé já realizaram operações com racks. Em outras cidades como Recife e Florianópolis, a câmara municipal já aprovou o projeto que prevê a instalação de bike racks em ônibus, mas o projeto ainda não foi iniciado.
Já em São Paulo, a SPTrans chegou a implantar bike racks de forma experimental em alguns ônibus da frota. Entretanto, o projeto foi descontinuado no mesmo ano e a empresa afirmou na época que não havia planos de retomá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.