
Em resposta aos Ofícios nº 006/2025 e 008/2025 encaminhados pelo núcleo do Sinproesemma de Paço do Lumiar à Secretaria Municipal de Educação do município (SEMED), o sindicato teve resposta sobre as principais reivindicações da categoria.
As demandas tratam, principalmente, da implantação imediata das progressões dos profissionais do magistério, pendentes desde setembro de 2023 e da criação de uma comissão para revisão e atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos trabalhadores em educação.
Como encaminhamento, a SEMED anunciou a instituição, no início de 2026, da Comissão Especial de Avaliação e Revisão do Plano de Carreira e Progressões Funcionais. A comissão será paritária, garantindo a representação do Sinproesemma. A SEMED também reconheceu a necessidade da atualização do PCCR, implantado ainda em 2009, mas a postergação das progressões, já atrasadas desde 2023, para 2026, mantém os educadores em uma situação de prejuízo financeiro e desvalorização profissional.
Para a coordenadora do núcleo do Sinproesemma de Paço do Lumiar, a resposta da Prefeitura é um primeiro e importante passo.
“O reconhecimento por parte da gestão em legitimar as nossas demandas e o compromisso de criar a comissão paritária em 2026 já são conquistas significativas, mas o adiamento das progressões para 2026 é mais um desafio. Vamos acompanhar de perto e cobrar incansavelmente a Prefeitura. Nossa categoria é forte e unida e não vamos descansar enquanto não conquistarmos a valorização da nossa categoria”, disse Jori Mary.
O Presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, avalia que a resposta sinaliza o diálogo, mas destaca que a categoria não pode baixar a guarda.
“Conseguimos fazer a Prefeitura assumir um compromisso que é a criação da comissão paritária. No entanto, é preciso que em 2026 essa comissão seja imediatamente instalada e seja funcional, com a efetiva participação do Sinproesemma para que trabalhe de forma ágil e transparente, garantindo assim que os direitos dos educadores de Paço sejam, de fato, respeitados e implementados. O Sinproesemma seguirá firme na defesa dos direitos da nossa categoria e seguirá mobilizado em busca da valorização dos educadores e de uma educação pública de qualidade para Paço do Lumiar”, destacou Oliveira.

