Não existe nada mais cristalino para mostrar com fidelidade o cenário político do que observar a movimentação dos políticos. Eles que são o termômetro, e não pesquisas de intenção de votos, para clarear quem serão os protagonistas da disputa da eleição de 2018.
Nos últimos meses essa movimentação a favor da coalizão para a reeleição do governador Flávio Dino(PCdoB) serviu para mostrar algo que já se comenta com muita certeza nos bastidores da politica maranhense: Roseana Sarney(PMDB) não será candidata a governadora na eleição de 2018. Quem conhece o comportamento fisiológico dos tradicionais partidos aliados históricos do Grupo Sarney não é difícil de se concluir que eles não acreditam na candidatura da ex-governadora.
O deputado Rubem Pereira Júnior(PCdoB) cantou a bola. Filho de uma raposa velha felpuda da política maranhense, aliado histórico em tempos de outrora de Roseana, sabe como nunca -, que essa movimentação é sintomática. “Nosso grupo recebeu grandes apoios, como é o caso do PP com o deputado André Fufuca, PRB com o deputado Cleber Verde, PR de Josimar de Maranhãozinho, o DEM do deputado Jucelino Filho, além do PT, que na eleição passada não votou com a gente, e agora mancharemos juntos”.
Sem falar do PROS do ex-deputado federal, Gastão Vieira que também já se manifestou que em breve entrará na coalizão comunista.