O ex- deputado federal Waldir Maranhão nunca mais foi o mesmo depois que perdeu o controle do Partido Progressista no Maranhão. Coincidência ou não, sua derrocada política aconteceu depois que perdeu a legenda.
No controle do PP, Waldir chegou até a presidência da Câmara, depois que perdeu a legenda – a derrocada…
Todo político sonha em ter o controle de uma grande legenda como PP, PTB ou mesmo o PSDB. Quem tem um partido desse pra chamar de seu tem meio caminha dado para uma eleição certa para deputado federal. Sem falar do controle do fundo partidário – tem o esquema da formação de nomes para a disputa que é montada apenas para privilegiar e eleger o dono do partido.
Se perder a legenda – como prometeu o presidente nacional do PTB, Roberto Jerfersson o desafio do jovem deputado Pedro Lucas(PTB) é voltar a Câmara Federal em 2022. Os Fernandes têm um longo tempo o controle hereditário do partido no Maranhão.
O deputado Waldir Maranhão – mesmo nos ‘tempos da brilhantina’ do Grupo Sarney mantinha uma independência política em função da força que vinha da legenda.
Em tempo…
O “efeito Orloff” se tornou, nos anos 1990, um chavão para comparar Brasil e Argentina. Caso alguém não lembre ou não tenha idade para lembrar, a comparação se inspira numa propaganda de vodca dos anos 1980. Nela, o protagonista acorda de ressaca porque tomou vodca ruim. “Eu sou você, amanhã”.