Pedro Lucas e o ‘Efeito Orloff’ – A importância de se ter o controle de uma grande legenda no Maranhão…

Pedro Lucas e o ‘Efeito Orloff’ – A importância de se ter o controle de uma grande legenda no Maranhão…

O ex- deputado federal Waldir Maranhão nunca mais foi o mesmo depois que perdeu o controle do Partido Progressista no Maranhão. Coincidência  ou não, sua derrocada política aconteceu depois que perdeu a legenda.

No controle do PP, Waldir chegou até a presidência da Câmara, depois que perdeu a legenda  – a derrocada…

Todo político sonha em ter o controle de uma grande legenda como PP, PTB ou mesmo o PSDB. Quem tem um partido desse pra chamar de seu tem meio caminha dado para uma eleição certa para deputado federal. Sem falar do controle do fundo partidário – tem o esquema da formação de nomes para a disputa que é montada apenas para privilegiar e eleger o dono do partido.

Se perder a legenda – como prometeu o presidente nacional do PTB, Roberto Jerfersson o desafio do jovem deputado Pedro Lucas(PTB) é voltar a Câmara Federal em 2022. Os Fernandes têm um longo tempo o controle hereditário do partido no Maranhão.

O deputado Waldir Maranhão – mesmo nos ‘tempos da brilhantina’ do Grupo Sarney mantinha uma independência política em função da força que vinha da legenda.

Em tempo…

O “efeito Orloff” se tornou, nos anos 1990, um chavão para comparar Brasil e Argentina. Caso alguém não lembre ou não tenha idade para lembrar, a comparação se inspira numa propaganda de vodca dos anos 1980. Nela, o protagonista acorda de ressaca porque tomou vodca ruim. “Eu sou você, amanhã”.

 

 

Martin Varão

Martin Varão

Martin Varão é técnico agrícola e eletrotécnica pelo IFMA. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Começou a trabalhar profissionalmente em 1992 na Tv São Luís/RedeTv. Depois passou por emissoras como Tv Difusora/SBT, onde exerceu as funções de repórter, editor-chefe e apresentador do Maranhão Rural por 10 anos). Na Tv Cidade/Record foi editor-chefe, repórter e apresentador do Programa Maranhão Empreendedor. Mantém o blog desde novembro de 2012. Contato: zap (98) 98470 0727

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *