Videoaulas gravadas pela TV Assembleia serão disponibilizadas para estudantes de outros países de língua portuguesa

Videoaulas gravadas pela TV Assembleia serão disponibilizadas para estudantes de outros países de língua portuguesa
Professor grava videoaula sobre atualidades no estúdio da TV Assembleia
As videoaulas voltadas aos estudantes das redes públicas estadual e municipal de ensino, gravadas pela TV Assembleia do Maranhão, numa parceria celebrada entre a Alema e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), serão replicadas também em outros países de língua portuguesa, assim como em outros estados brasileiros, a pedido do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, visando auxiliar o maior número de estudantes possível ao redor do mundo nesse período de isolamento social, devido à crise sanitária desencadeada pela Covid-19.
 
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PcdoB), disse que a transmissão das aulas para outros estados e países é uma iniciativa oportuna e inteligente. “Ficamos orgulhosos em ver que essa parceria teve um alcance ainda maior, sendo, agora, acessível para estudantes de outros países, em um momento como esse em que, infelizmente, os alunos não estão podendo frequentar as escolas, devido ao isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Com este canal, ajudaremos a comunidade escolar, não só do Maranhão, mas de outros países, a terem também acesso ao conteúdo do ano letivo e, assim, prossigam sem maiores prejuízos”, afirmou. 
 
O esforço de profissionais de Comunicação do Legislativo Estadual e de professores e técnicos da Secretaria de Educação, para a gravação das videoaulas, chamou a atenção do Unicef, por seu potencial de replicação em outros lugares do mundo que têm a língua portuguesa como idioma.
 
Por isso, a nova parceria possibilitará que todo o material pedagógico seja disponibilizado por meio da Biblioteca do Unicef Global, plataforma que reúne diversos conteúdos educativos para milhares de estudantes e professores de outros países que tenham interesse em utilizar o material e continuar o processo de ensino remoto.
 
Parceria
 
A parceria foi firmada entre o presidente do Parlamento Estadual, deputado Othelino Neto, e o titular da Seduc, Felipe Camarão. Para Felipe Camarão, ser procurado pelo Unicef para disponibilizar o material para estudantes de outros países é muito mais que uma parceria, é um orgulho para todo o Maranhão e todos que fazem a educação pública no estado.
 
“Ficamos honrados por mais essa parceria. No Maranhão, contamos há alguns anos com o apoio irrestrito do Unicef, em diversas áreas. E, agora, sermos procurados para ceder o material que estamos preparando para que os estudantes maranhenses permaneçam aprendendo durante esse momento crítico que o mundo atravessa é um orgulho. Uma dupla honra para nossa equipe: ajudar estudantes de outros lugares a continuar aprendendo e termos o Unicef colocando sua ‘marca’ e garantindo que o trabalho que executamos é de qualidade. É uma medalha que recebemos”, destacou.
 
O diretor de Comunicação da Assembleia, jornalista Edwin Jinkings, comemorou o alcance das videoaulas. “A ação é de grande importância para os alunos da rede de ensino pública do Maranhão, que agora se estende também a estudantes de outros estados e países. É o resultado de um trabalho sério e compromissado desenvolvido em parceria com a Seduc. Estamos todos empenhados em colaborar, da melhor forma possível, para superarmos essa crise sanitária com medidas contra o avanço da pandemia do coronavírus”, frisou.
 
O instrumento pedagógico, disponibilizado em diversos canais e plataformas digitais da Assembleia e do Governo do Estado, tem servido como auxílio aos alunos maranhenses nesse período de suspensão das aulas por conta da pandemia do novo coronavírus, para que todos tenham a possibilidade de acesso à aprendizagem mesmo com o distanciamento social.
 
Othelino, Felipe Camarão e Edwin Jinkings em reunião realizada no mês de março para tratar da parceria entre a Alema e a Seduc, na área da educação.
Martin Varão

Martin Varão

Martin Varão é técnico agrícola e eletrotécnica pelo IFMA. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Começou a trabalhar profissionalmente em 1992 na Tv São Luís/RedeTv. Depois passou por emissoras como Tv Difusora/SBT, onde exerceu as funções de repórter, editor-chefe e apresentador do Maranhão Rural por 10 anos). Na Tv Cidade/Record foi editor-chefe, repórter e apresentador do Programa Maranhão Empreendedor. Mantém o blog desde novembro de 2012. Contato: zap (98) 98470 0727

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *