Deputado estadual Ariston participa de debate com quebradeiras de coco babaçu

Deputado estadual Ariston participa de debate com quebradeiras de coco babaçu

O deputado estadual Ariston Gonçalo participou na segunda-feira (23), a 1ª Audiência Pública da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Maranhão, realizada na Assembleia Legislativa. Na oportunidade foi discutido o tema “Mulheres Quebradeiras, Resistência nos Babaçuais”. 

A audiência foi promovida pelo deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB), presidente da Frente Parlamentar, em parceria com o Movimento Interestadual de Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), reunindo centenas de mulheres ativistas do movimento e lideranças políticas, para reforçar que o coco babaçu é a grande riqueza do Maranhão e mostrar a coragem e a batalha constante vivenciada pelas quebradeiras de coco do Estado.

A audiência teve como objetivo dar voz e vez às mulheres quebradeiras de coco, para que novos frutos sejam colhidos através de sua resistência e de sua luta, com o apoio do legislativo, reforçando a presença na Casa do Povo.

O deputado Ariston fez uso da fala e defendeu a preservação dos babaçuais, assim como a necessidade de implementação de políticas públicas para o desenvolvimento social e econômico da população que está inserida nesse negócio.

O evento foi dividido em três mesas de debate com as temáticas: livre acesso aos territórios babaçuais, preservação dos babaçuais, derrubadas e agrotóxicos e políticas públicas de produção e comercialização para mulheres agroextrativistas.

Martin Varão

Martin Varão

Martin Varão é técnico agrícola e eletrotécnica pelo IFMA. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Começou a trabalhar profissionalmente em 1992 na Tv São Luís/RedeTv. Depois passou por emissoras como Tv Difusora/SBT, onde exerceu as funções de repórter, editor-chefe e apresentador do Maranhão Rural por 10 anos). Na Tv Cidade/Record foi editor-chefe, repórter e apresentador do Programa Maranhão Empreendedor. Mantém o blog desde novembro de 2012. Contato: zap (98) 98470 0727

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *