Detran-MA realiza ações educativas no pré-carnaval do “Zé Pereira” em Timon

Detran-MA realiza ações educativas no pré-carnaval do “Zé Pereira” em Timon

A equipe de educadores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) com apoio da 10ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Timon, e em parceria do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV), realizou ações do projeto ‘Férias em Trânsito” e “Direção Certa” durante o pré-carnaval do “Zé Pereira”.

Na quinta-feira (25) e sexta-feira (26), os educadores visitaram 8 bares e restaurantes do município para alertar a população sobre os perigos no trânsito causados entre a mistura do álcool e direção, reforçar as boas práticas e o respeito às leis de trânsito para evitar acidentes.

No sábado (27), a equipe entrou no circuito de um dos maiores pré-carnavais do Maranhão, o “Zé Pereira”. De forma leve a diferenciada, as abordagens levaram aos condutores informações sobre a Lei Seca e suas implicações, reforçaram os cuidados necessários para uma condução segura para todos, e realizaram testes do bafômetro de forma preventiva.

No circuito do Zé Pereira, os educadores abordaram as pessoas que passavam pelo corredor  entregando material informativo com dicas de segurança no trânsito, além de reforçar o uso correto dos itens obrigatórios de segurança, e alertar sobre os riscos do excesso de velocidade.

Para Gilmárcio Chaves, chefe da Divisão de Orientação para o Trânsito do Detran-MA, as ações educativas são sempre muito bem aceitas pela população. “De forma gentil e explicativa mostramos ao cidadão a responsabilidade e a atenção que se deve ter no trânsito, sobretudo com a vida. Neste período festivo, reforçamos as ações orientando a população, a fim de garantirmos um pré-carnaval seguro nas estradas, rodovias e vias urbanas”, destacou Gilmárcio Chaves.

“Falamos a cada pessoa que é possível salvar vidas com pequenos gestos em nossa rotina diária e viver de forma harmoniosa nesse espaço. Para isso, basta fazer sua parte, ser gentil e respeitar as leis do trânsito. É muito gratificante ver que os condutores se sensibilizam e realmente colocam em prática as orientações que passamos”, disse, Kenedy Gedeon, chefe da 10ª Ciretran Timon.

O frentista Eleonildo Oliveira, que foi abordado na blitz, reconhece a importância da ação educativa. “A população precisa ser educada. Nós temos que aprender que a gentileza e respeito são atitudes que mudam sim o trânsito. E essa atitude do Detran de trazer a equipe de educação para dentro de locais onde o consumo de bebida alcoólica é muito grande, é uma ação muito benéfica para todos nós”, destacou o condutor.

A campanha de conscientização durante o pré-carnaval acontece desde o início do mês na capital e em vários municípios do interior. Até o fim do mês mais cidades receberão as ações educativas em prol de um trânsito mais humano e seguro para todos.

Martin Varão

Martin Varão

Martin Varão é técnico agrícola e eletrotécnica pelo IFMA. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Começou a trabalhar profissionalmente em 1992 na Tv São Luís/RedeTv. Depois passou por emissoras como Tv Difusora/SBT, onde exerceu as funções de repórter, editor-chefe e apresentador do Maranhão Rural por 10 anos). Na Tv Cidade/Record foi editor-chefe, repórter e apresentador do Programa Maranhão Empreendedor. Mantém o blog desde novembro de 2012. Contato: zap (98) 98470 0727

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *