Reitor assina ordem de serviço para a construção da cúpula do Planetário da UFMA

Reitor assina ordem de serviço para a construção da cúpula do Planetário da UFMA

Na manhã desta terça-feira, 3, o reitor Natalino Salgado assinou ordem de serviço para a construção da cúpula do Centro de Ciência e do Firmamento, também chamado de Planetário. A obra é financiada com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia. “Estamos dando um passo importante para a consolidação do projeto e o fortalecimento da ciência no estado”, assegurou o reitor.

Orçada em R$ 688 mil, será realizada pela empresa Topázio, vencedora da licitação, que deve iniciar os trabalhos na próxima semana. A previsão para conclusão é de quatro meses. Lançado na gestão anterior do reitor Natalino Salgado, o Planetário teve a obra abandonada nos últimos anos, o que comprometeu a sua estrutura. O descaso com um projeto de tamanha importância para a comunidade científica pode significar grandes prejuízos à UFMA.

Construção do Planetário da UFMA está orçada em R$ 688 mil

O superintendente de Infraestrutura, (Sinfra), Wener Santos, explicou sobre o trabalho que vem sendo realizado na atual gestão para a continuidade da obra. “Estamos revisando a parte elétrica, hidráulica e do sistema de internet. Posteriormente, fiscalizaremos a execução do projeto.”

O professor do Departamento de Física e coordenador do projeto do Centro de Ciência e do Firmamento, Antônio Oliveira, destacou a importância do Planetário. “O Centro representa um grande avanço para a UFMA, pois será um espaço destinado à divulgação e popularização da ciência. Tudo o que a Universidade produzir pode ser colocado à disposição da sociedade”, frisou.

Saiba +

Área total construída do Planetário da UFMA será de 4,7 mil m²

O Planetário da Universidade Federal do Maranhão contará com uma área total construída de 4.709,27m², sendo o pavimento térreo de 2.829,57m² e o pavimento superior (terraço) de 1.879,70m². O projeto arquitetônico abrange uma edificação composta de auditório, área livre coberta para exposições, lanchonete com área para mesas e cadeiras, banheiros, áreas administrativas, terraço técnico para instalação de equipamentos, um grande terraço descoberto para colocação de telescópios para estudos astronômicos e uma grande cúpula de projeção, feita de estrutura metálica, com revestimento de alumínio composto.

Martin Varão

Martin Varão

Martin Varão é técnico agrícola e eletrotécnica pelo IFMA. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Começou a trabalhar profissionalmente em 1992 na Tv São Luís/RedeTv. Depois passou por emissoras como Tv Difusora/SBT, onde exerceu as funções de repórter, editor-chefe e apresentador do Maranhão Rural por 10 anos). Na Tv Cidade/Record foi editor-chefe, repórter e apresentador do Programa Maranhão Empreendedor. Mantém o blog desde novembro de 2012. Contato: zap (98) 98470 0727

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *