Sedes participa do VII Fórum Maranhense de Segurança Alimentar

Sedes participa do VII Fórum Maranhense de Segurança Alimentar
Fomentar debates e análises acerca da atual conjuntura da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Brasil e, principalmente do Maranhão. Foi com esse objetivo que o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), contribuiu para a promoção do 7º Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional (FMSAN), realizado nesta quarta-feira (17), no auditório do Centro Social Urbano (CSU) do Vinhais.
 
Com o tema “O Brasil e o Mapa da Fome”, o evento iniciou com uma palestra proferida pelo especialista em Saúde Pública e pesquisador do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco, Flávio Valente, que elogiou o Maranhão pela iniciativa em dar continuidade às ações de fortalecimento das políticas públicas.
 
“O Maranhão está um passo à frente dos outros estados, devido à manutenção das organizações populares. O Fórum, que reúne agentes da sociedade civil que lutam em prol da garantia dos direitos da coletividade, representa a recuperação da soberania do povo e da participação popular nas ações do poder público. Ato fundamental para que a gente consiga um país mais justo e com menos desigualdade social. O Maranhão é um exemplo para o restante do país por possuir um Governo popular”, destacou Valente.
 
Para a secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvídia Caldas, o 7º Encontro do Fórum ressalta a importância da união do poder público e da sociedade civil para que os projetos voltados para famílias em situação de vulnerabilidade social consigam avançar cada vez mais.
 
“Espero que este Encontro deixe um legado de reflexão sobre a continuidade dos trabalhos que já foram realizados até agora, decorrentes da união de todos os órgãos, entidades e conselhos”, disse Lourvidia.
 
FMSAN – O Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional é composto por organizações da sociedade civil, movimentos sociais e pessoas atuantes no campo da Segurança Alimentar. Dentre seus objetivos, destaca-se a responsabilidade de mobilizar a sociedade em torno da Política de SAN e acompanhar de forma sistemática os impactos da sociedade e as violações do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).
 
Segundo o coordenador do FMSAN, Miércio Roberth, a programação do encontro também conta a apresentação em plenária de propostas estratégicas de insegurança alimentar no estado e sobre a realização da VI Conferência de SAN no Maranhão.
 
Participaram do evento a presidente do Conselho de Segurança Alimentar do Maranhão (Consea), Concita da Pindoba, a professora da Ufma e coordenadora do projeto “Consolida Sisan’, Tereza Frota, o ex presidente do Consea, Eurico Fernandes, o ex- conselheiro Nacional, Ribamar Araújo, dentre outros convidados.
Martin Varão

Martin Varão

Martin Varão é técnico agrícola e eletrotécnica pelo IFMA. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Começou a trabalhar profissionalmente em 1992 na Tv São Luís/RedeTv. Depois passou por emissoras como Tv Difusora/SBT, onde exerceu as funções de repórter, editor-chefe e apresentador do Maranhão Rural por 10 anos). Na Tv Cidade/Record foi editor-chefe, repórter e apresentador do Programa Maranhão Empreendedor. Mantém o blog desde novembro de 2012. Contato: zap (98) 98470 0727

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *