Sedes retoma monitoramento dos restaurantes populares

Sedes retoma monitoramento dos restaurantes populares
Para garantir a boa execução das políticas de Segurança Alimentar no Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), retomou as rotas de monitoramento aos 50 Restaurantes Populares implantados nos municípios. A atividade, que tinha sido suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus, fiscaliza o bom funcionamento dos equipamentos de segurança alimentar.
Na última semana, os municípios de Santa Luzia do Tide, Imperatriz, Açailândia, Itinga, Grajaú e Pedreiras, receberam as equipes técnicas da Sedes para tratar sobre o funcionamento dos restaurantes. Dentre os assuntos discutidos, o fortalecimento da agricultura familiar local foi um dos que se destacaram, já que 30% dos alimentos utilizados nos restaurantes devem ser oriundos desta atividade.
Para o secretário Márcio Honaiser, mais importante que a expansão da rede de restaurantes populares é a qualidade do serviço oferecido à população. “Buscamos a melhor execução das atividades que acontecem nos restaurantes populares, equipamentos que contribuem com a erradicação da fome no nosso estado. Realizamos visitas técnicas de forma regular para estarmos alinhados com as equipes de trabalho locais, identificando necessidades, ouvindo os usuários, recebendo críticas e sugestões, para que possamos melhorar cada vez mais o nosso trabalho”, disse o secretário.
De acordo com o coordenador dos Restaurantes Populares, Gilmarcio Lopes, a Sedes busca outros parceiros para contribuir com o fortalecimento dos agricultores locais, a fim de aprimorar o fornecimento de alimentos aos restaurantes. “Estivemos reunidos com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), agricultores e representantes de algumas secretarias municipais de agricultura familiar, para estabelecermos estratégias de localização dos produtores, e melhorias de produção e fornecimento dos alimentos aos restaurantes. Sabemos que o consumo desses alimentos orgânicos além de fazerem muito bem à saúde, ainda movimenta a economia dos municípios”, disse o coordenador.
Martin Varão

Martin Varão

Martin Varão é técnico agrícola e eletrotécnica pelo IFMA. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Começou a trabalhar profissionalmente em 1992 na Tv São Luís/RedeTv. Depois passou por emissoras como Tv Difusora/SBT, onde exerceu as funções de repórter, editor-chefe e apresentador do Maranhão Rural por 10 anos). Na Tv Cidade/Record foi editor-chefe, repórter e apresentador do Programa Maranhão Empreendedor. Mantém o blog desde novembro de 2012. Contato: zap (98) 98470 0727

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *