Tudo pronto para a posse dos deputados hoje na Assembleia

Tudo pronto para a posse dos deputados hoje na Assembleia

Os deputados eleitos para a 19ª legislatura da Assembleia Legislativa do Maranhão serão empossados nesta sexta-feira, dia 1º de fevereiro de 2019, às 9h30, no Plenário Deputado Nagib Haickel. Segundo o diretor geral da Mesa Diretora, Bráulio Martins todas as providência foram tomadas para a realização da primeira sessão preparatória para a posse dos 42 deputados estaduais eleitos em 7 de outubro de 2018, e que ficarão no parlamento maranhense nos próximos quatro anos. Integrantes da chapa única Democracia e Igualdade, reunidos agora.

Presidente – Othelino Neto1o Vice Presidente – Dep Glalbert Cutrim2o Vice Presidente – Deputada Detinha3o Vice Presidente  – Deputada Thaísa Hortegal4o Vice Presidente1a Secretária – Deputada Andréia Martins Resende2a Secretária – Deputada Dra Cleide Coutinho3o Secretário – Deputado Pará Figueirêdo4a Secretária – Daniella Tema.Roberto Costa é o único candidato da oposição a 4o Presidente, mas como não foi indicado pelo bloco de oposição, por enquanto concorre avulso. Mas pode ser incluído até minutos antes da eleição, se houver entendimento. Após a posse dos parlamentares, acontecerá, na segunda sessão preparatória para a eleição da nova Mesa Diretora, marcada para 11h30. Tudo indica que o atual presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), será reeleito por aclamação, até porque, à véspera da renovação da presidência da Assembleia, nenhum parlamentar mostrou interesse, pelo menos publicamente, em disputar o cargo de presidente.

Com renovação do mandato do presidente Othelino garantido, a composição da chapa foi alinhavada nos bastidores pelas lideranças e  deverá ocorrer de comum acordo com as bancadas. Não existe previsão de disputa para os demais cargo da Mesa, levando a crê que será chapa única e sem concorrente avulso para os cargos de 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente e 4º vice-presidente; 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário, e para o cargo de Procuradora da Mulher.Sessão Solene – A cerimônia de abertura dos trabalhos da 19ª legislatura será realizada dia 4 de fevereiro, segunda-feira, às 16h. De acordo com informações da chefe do Cerimonial da Casa, Aristeia Rabelo Machado, logo no início da cerimônia, os participantes da sessão solene se deslocarão para o hall de entrada da Assembleia Legislativa, onde acontecerá cerimônia militar.O governador do Estado, Flávio Dino, deverá passar em revista à tropa da Polícia Militar do Maranhão. O governador e o vice, Carlos Brandão, assistirão ao desfile da tropa militar, ao lado de deputados e demais convidados. A programação contará também com a presença de autoridades das esferas federal, estadual e municipal.A sessão solene, que marcará o início do ano legislativo de 2019, deverá ser iniciada com um pronunciamento do governador Flávio Dino, que fará a leitura da Mensagem Governamental. Em seguida, o novo presidente da Assembleia Legislativa, eleito na primeira sessão preparatória do dia 1º de fevereiro, fará discurso com o qual deverá ser encerrada a sessão solene.

Martin Varão

Martin Varão

Martin Varão é técnico agrícola e eletrotécnica pelo IFMA. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Começou a trabalhar profissionalmente em 1992 na Tv São Luís/RedeTv. Depois passou por emissoras como Tv Difusora/SBT, onde exerceu as funções de repórter, editor-chefe e apresentador do Maranhão Rural por 10 anos). Na Tv Cidade/Record foi editor-chefe, repórter e apresentador do Programa Maranhão Empreendedor. Mantém o blog desde novembro de 2012. Contato: zap (98) 98470 0727

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *