Escola de Música Coronel Carlos Augusto Castro Lopes foi recebida com alegria pelo povo da Liberdade

Escola de Música Coronel Carlos Augusto Castro Lopes foi recebida com alegria pelo povo da Liberdade

 

 

O vereador Cézar Bombeiro (PSD) com o apoio de lideranças comunitárias e a Associação Desportiva, Cultural, Recreativa e Social (Adecress) conseguiu transformar o sonho do recém falecido coronel Carlos Augusto Castro Lopes, seu irmão, em criar uma escola de música no bairro da Liberdade.

Foi de iniciativa do coronel Carlos Augusto a criação da Escola de Música Do-Re-Mi, na Policia Militar do Maranhão, com ofertas de oportunidades para jovens e adolescentes aprenderem música. Hoje, dos alunos que estudam na Escola da PM, cerca de 90 jovens e adolescentes são do bairro da Liberdade.

O coronel Carlos Augusto, quando passou para a reserva remunerada da Policia Militar, tinha um projeto de construção de uma escola de música no bairro da Liberdade, para atender a demanda do acentuado número de jovens que querem estudar música e não têm oportunidade. A missão do coronel Carlos Augusto ficou para os seus irmãos e para a comunidade do bairro da Liberdade, onde era muito presente.

Com o importante apoio da comunidade e da Adecress, o vereador Cézar Bombeiro e os seus irmãos Cleinaldo Bil e Claudiene, com muita determinação e apoios de amigos conseguiram com dificuldades criar a Escola de Música Coronel Carlos Augusto Castro Lopes, que inicia com a participação de 150 adolescentes da Liberdade e comunidades próximas.

A inauguração foi na última sexta-feira, 27, numa solenidade que contou com a presença de mais de 600 pessoas com destaque para os pais dos alunos jovens que estudam na PM e dos que iniciam no bairro da Liberdade.

O vereador Cézar Bombeiro disse na oportunidade, que as mudanças no bairro da Liberdade virão através da educação com a sensibilidade da música e outros importantes projetos, como escola de informática e preparação de jovens para o Enem e concursos públicos, que já são realidades na comunidade.

Eu acredito em transformação pelo conhecimento, pela formação de cidadania e pela construção de consciências críticas e como político lutar para que, com outros lutadores da comunidade fazermos uma revolução com oportunidades para que os jovens do nosso bairro sejam protagonistas das suas próprias histórias”, afirmou Cézar Bombeiro.

O coronel Raimundo Sá, comandante da Academia da Policia Militar, destacou que conhecia sonho do colega coronel Carlos Augusto, marcada pela sensibilidade dele ver uma importante transformação no bairro da Liberdade pela música, que com certeza abrirá outras portas para a formação do considerável número de jovens da comunidade. O coronel Sá, destacou que projetos de tal natureza é que precisam ser estimulados em todos os bairros de São Luís, com educação e formação, acentuou.

O violonista clássico João Pedro Borges, de reconhecimento internacional e professor de música, quando tomou conhecimento da criação da Escola de Música Coronel Carlos Augusto, manteve contato com o vereador Cézar Bombeiro e se colocou à disposição da comunidade da Liberdade para colaborar com a escola. Ele disponibilizar para o estabelecimento do ensino métodos criados por ele para ensino de música para adolescentes e prestar outras colaborações. Projetos de tal natureza são de responsabilidades de todos nós que acreditamos, que outra sociedade solidária e fraterna é possível, afirmou o violonista clássico.

Manifestações importantes de reconhecimento da importante iniciativa de criação da Escola de Música Coronel Carlos Augusto Castro Lopes, foram explanadas pelo seu irmão Cleinaldo Bil Lopes, presidente do Sintsep-MA; pelo presidente do Sindspem, Ideraldo Gomes, pela senhora Dulce Lopes, viúva do coronel Carlos Augusto; pela diretora do colégio Estado do Pará, Sandra de Fátima Torres e pelos professores Moises Neves Dias, Celso Bastos Cardoso e Luís Gonzaga de Sousa Santos, que terão a grande responsabilidade de proporcionar aos jovens do bairro da Liberdade, conhecimentos e orientações necessárias para que eles possam construir os seus próprios futuros.

Martin Varão

Martin Varão

Martin Varão é técnico agrícola e eletrotécnica pelo IFMA. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Começou a trabalhar profissionalmente em 1992 na Tv São Luís/RedeTv. Depois passou por emissoras como Tv Difusora/SBT, onde exerceu as funções de repórter, editor-chefe e apresentador do Maranhão Rural por 10 anos). Na Tv Cidade/Record foi editor-chefe, repórter e apresentador do Programa Maranhão Empreendedor. Mantém o blog desde novembro de 2012. Contato: zap (98) 98470 0727

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *