Márcio Honaiser: Em defesa do SUAS

Márcio Honaiser: Em defesa do SUAS
Nesses quase seis meses de combate à pandemia, muito se falou, merecidamente, dos profissionais da saúde e do SUS. Mas nesse contexto, outra categoria tem sido fundamental, num esforço que muitas vezes passa despercebido: os trabalhadores do SUAS. O SUAS é o Sistema Único de Assistência Social, que organiza os serviços de assistência social no Brasil.
Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e os recursos dos três níveis de governo (municípios, estados e a União), para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). É na execução dessa política que há a oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social, além da proteção a pessoas que tiveram seus direitos violados.
Como uma das prioridades do governo Flávio Dino é a atenção às pessoas que mais precisam, a Secretaria de Desenvolvimento Social vem trabalhando para executar sua parte da política de assistência e auxiliando e monitorando os municípios nessa missão, especialmente nesse período de pandemia, quando a crise sanitária e econômica acentua as desigualdades.
As reformas de CRAS e CREAS, equipamentos de acesso aos serviços de assistência social, a capacitação permanente dos profissionais do Estado, utilizando as novas tecnologias disponíveis, as ações de segurança alimentar, como os restaurantes populares e o Banco de Alimentos, e a realização de campanhas de adesão a programas como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia e Auxílio Emergencial, são exemplos do que a SEDES tem feito com esse propósito.
O esforço conjunto de equipes, municípios e Governo do Estado tornou o Maranhão referência nacional no combate às desigualdades e na assistência social, e em reconhecimento a essas conquistas e ao grande trabalho que vem sendo realizado pelo Consórcio Nordeste, fui eleito presidente do Fórum Nacional de Secretários (as) de Assistência Social, o FONSEAS.
Como representante de toda essa rede de assistência que vem atuando diuturnamente, no Maranhão e em outros estados, assumi como missão defender o fortalecimento do SUAS, que vem a cada dia sofrendo cortes nos investimentos, e dar maior visibilidade às suas ações.
Assim, em nome de toda a população maranhenses, parabenizo e agradeço aos profissionais de assistência social por sua dedicação e amor a esse trabalho fundamental de assistir e proteger aos mais vulneráveis. Estamos juntos nessa luta!
*Secretário de Estado do Desenvolvimento Social e deputado estadual licenciado.
Martin Varão

Martin Varão

Martin Varão é técnico agrícola e eletrotécnica pelo IFMA. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Começou a trabalhar profissionalmente em 1992 na Tv São Luís/RedeTv. Depois passou por emissoras como Tv Difusora/SBT, onde exerceu as funções de repórter, editor-chefe e apresentador do Maranhão Rural por 10 anos). Na Tv Cidade/Record foi editor-chefe, repórter e apresentador do Programa Maranhão Empreendedor. Mantém o blog desde novembro de 2012. Contato: zap (98) 98470 0727

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *